Durante a audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI anunciou que no próximo dia 25 de janeiro será publicada sua primeira encíclica "Deus Caritas est", Deus é amor. O documento de 46 páginas, originalmente esperado para esta sexta-feira, quando se inaugura precisamente um congresso sobre a Caridade auspiciado pelo Pontifício Conselho "Cor Unum", será apresentado oficialmente ao meio-dia –hora de Roma– na Sala de Imprensa da Santa Sé na próxima quarta-feira.

Explicando o conteúdo do documento, o Papa disse que "hoje, o amor é freqüentemente entendido de um modo muito diferente de como a Igreja ensina. Trata-se de um único movimento que tem várias dimensões".

"A caridade é o amor que renuncia a si mesmo em favor do outro. O ‘eros’ se transforma em ágape se buscar o bem do outro; transforma-se em caridade se for aberto à própria família e a toda a família humana".

O Santo Padre afirmou que a encíclica "trata de demonstrar que o ato personalíssimo do amor deve se expressar na Igreja como ato também organizativo: se for verdade que a Igreja é expressão de Deus, também é verdade que o amor é um ato eclesiástico".

O Papa assinalou que "lhe parece um gesto da Providência o fato de que a encíclica seja publicada precisamente no dia 25 de janeiro, jornada conclusiva da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, dia em que rezarei junto com os irmãos protestantes e ortodoxos na basílica de São Paulo Extramuros".

Bento XVI concluiu manifestando o desejo de que o texto "ilumine nossa vida cristã".