O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom. Alejandro Goic, assinalou ao Presidente do Movimento de Integração e Libertação Homossexual (MOVILH), Rolando Jiménez, que a Igreja defende a dignidade de todas as pessoas e o Episcopado sempre está disposto ao diálogo.

O "Episcopado tem as portas abertas para qualquer organização que queira dialogar sobre os temas que essa organização ou a essas pessoas interessam ou preocupam. Nessa perspectiva concedemos esta entrevista. Tivemos um diálogo muito sincero", expressou o também Bispo de Rancagua.

Em declarações à imprensa, o Prelado afirmou que no encontro "assinalamos, em primeiro lugar, que toda pessoa (...) é um filho de Deus criado a imagem e semelhança e que por isso merece nosso profundo respeito". Dom. Goic lembrou que "a dignidade de toda pessoa é sagrada".

Por sua vez, o Pe. Fernando Chomali, membro da Comissão Nacional de Bioética do Episcopado, lembrou que o matrimônio é entre um homem e uma mulher com abertura à vida e que no caso das pessoas com tendência homossexual, a Igreja as acolhe com amor e lhes convida a viver a castidade.

Acrescentou que a Igreja sempre "fará ver qual é sua posição" quando quiser legislar sobre o matrimônio.

Por sua vez, Jiménez avaliou o encontro como sincero, embora reconheceu que existem "diferenças profundas" entre suas colocações e os ensinamentos da Igreja.

Sobre a inquietação de Jiménez de quem representa oficialmente a Igreja no país, as autoridades eclesiásticas assinalaram que esta a têm cada bispo em sua diocese e em nível nacional o Episcopado, como entidade associada.