Dom Odilo Pedro Sherer, Secretário Geral da Conferência Nacional dos  Bispos do Brasil (CNBB) disse em um debate televisivo as razões do “não” da Igreja e a comunidade pró-vida à decisão do  Presidente do Tribunal Federal de legalizar o aborto por anencefalia.

Durante um debate no programa  “Diálogo Brasil,”  de TV Nacional,  o Prelado explicou que “apesar da má formação, trata-se de um ser humano”.

“Entendemos que o feto anencéfalo não tem condições de sobrevivência fora do  útero materno,  mas se trata de um ser vivo, e a vida deve ser respeitada em quanto vida e não por suas possibilidades de sobrevivência”, acrescentou.

“A questão da vida e da morte  –explicou o Prelado- deve ser deixada ao livre curso natural. Dizer que a vida começa depois do nascimento parece impossível no contexto  científico em que estamos vivendo”.

Durante o debate sobre a decisão do Presidente do Superior Tribunal Federal de aprovar o aborto em casos de anencefalia –quando o bebê nasce sem cérebro- também participou o Presidente  da União de Juristas Católicos, Paulo Leão, que seguindo o mesmo discurso que o Prelado indicou que  “como em outros casos que envolve o aborto, há uma vida humana que deve ser respeitada, sem considerar a possibilidade da duração maior ou menor dessa vida”.

“A dignidade da pessoa humana prescinde da duração da vida”, concluiu.