O Papa Bento XVI nomeou um novo Bispo para a diocese de São José de Guaviare na Colômbia; e criou no mesmo país uma nova diocese, designando seu primeiro Pastor.

O Pontífice nomeou o Pe. Guillermo Orozco Montoya, do clero da diocese de Sonsón-Rionegro como sucessor do Dom. Belarmino Correa Yepes, cuja renúncia foi aceita ao ter alcançado o limite de idade.

O Bispo eleito nasceu em Sonsón, na diocese do Sonsón-Rionegro, em 1946.

Realizou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Nacional "Cristo Sacerdote" de La Cejaa. Obteve o título em Teologia Dogmática no Instituto "Canisianum" de Innsbruck, Áustria. Foi ordenado sacerdote em 1970 para a diocese de Sonsón-Rionegro.

Desempenhou os seguintes cargos: Formador do Seminário Nacional "Cristo Sacerdote" de La Ceja, pároco de "Cristo Sacerdote" em Rionegro, decano da Faculdade de Educação na Universidade Católica "Del Oriente" do Rionegro.

Do mesmo modo, foi Reitor do Seminário Maior de Girardota e professor da Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín e, desde 2000, diretor do Departamento para a Pastoral dos Ministérios Hierárquicos do Secretariado do Episcopado colombiano.

O Santo Padre criou também a nova diocese de El Banco com território desmembrado das diocese da Santa Marta e Valledupar; e que pertencerá à província eclesiástica da arquidiocese de Barranquilla.

A nova diocese tem uma superfície de 11 mil e 855 quilômetros quadrados, com 389 mil e 641 habitantes. Tem 11 paróquias, 16 sacerdotes diocesanos, 2 religiosos, 20 seminaristas maiores e quatro institutos de religiosas.

O primeiro Bispo de El Banco é o Pe. Jaime Enrique Duque Correa.

O Bispo eleito nasceu em 1943 em Medellín. Realizou os estudos eclesiásticos no Seminário Maior de Yarumal. Foi ordenado sacerdote em 1967.

Desempenhou os seguintes cargos: promotor vocacional de seu Instituto, missionário na ilha colombiana de Santo Andrés, professor e economista da escola Ferrini em Medellín, mestre dos Noviços em Yarumal e Buenaventura, pároco Missionário de Cotagaita e Talina na diocese do Potosí, Bolívia.

Além disso foi Reitor do Seminário Menor de Yarumal, Colômbia, assistente do Superior Geral de seu Instituto e secretário geral, pároco missionário em Piñas e Marcabeli na diocese de Machala, Equador.

Do mesmo modo, foi moderador geral das Missões de seu Instituto no Equador, superior da Casa "Emaús" em Medellín e, desde 2000, pároco de Emaús em Medellín.