A sala de imprensa da Santa Sé informou ontem (6) que terminou a missão de paz do arcebispo de Bolonha, cardeal Matteo Zuppi, enviado pelo papa Francisco a Kiev, capital da Ucrânia.

Zuppi, que também é presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), esteve em Kiev nos dias 5 e 6 de junho, cumprindo uma tarefa que lhe foi confiada pelo papa Francisco no dia 20 de maio.

Cinco dias depois do anúncio oficial da Santa Sé, durante a homilia do encerramento da Assembleia dos Bispos Italianos, o cardeal Zuppi falou da "angústia na alma do povo ucraniano que anseia pela paz, e a dos que choram aqueles que nunca mais voltaram, engolidos pela máquina de morte fratricida que é guerra".

Segundo o comunicado da Santa Sé, concluiu ontem (6) a sua “breve, mas intensa visita a Kiev, acompanhado por um oficial da Secretaria de Estado, durante a qual teve a oportunidade de se deter em oração na antiga igreja de Santa Sofia”.

Ao final de sua missão, continua o texto, o cardeal “agradeceu cordialmente às autoridades civis pelos encontros realizados, em particular com o presidente Volodymyr Zelenskyi”.

"Os resultados dessas conversas, como aquelas com os representantes religiosos, assim como a experiência direta do sofrimento atroz do povo ucraniano devido à guerra em andamento, serão levados ao conhecimento do Santo Padre", continua o comunicado.

Estes “certamente serão úteis para avaliar os passos a serem dados tanto no plano humanitário quanto na busca de caminhos para uma paz justa e duradoura”, conclui o texto.

Confira também: