O papa Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, para ser operado devido ao risco de obstrução intestinal na manhã de hoje (7), após conduzir a Audiência Geral na praça de São Pedro.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que "no final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral”.

Segundo o comunicado de Bruni, “a operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas”. A laparocele é uma hérnia que se forma sobre uma cicatriz resultante de uma cirurgia.

"A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa", conclui o comunicado.

Ontem (6), às 10h40 (5h50 em Brasília), o papa Francisco foi ao hospital para um exame e voltou ao Vaticano antes do meio-dia.

Um comunicado da Santa Sé disse que a visita médica de ontem havia sido marcada na agenda diária do papa, e na manhã de hoje (7) confirmaram que o papa Francisco será operado.

O papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli de Roma no final de março devido, como ele mesmo disse na coletiva de imprensa na volta de sua viagem a Budapeste, "a uma grave pneumonia aguda na parte baixa do pulmão."

Confira também: