A Santa Sé divulgou hoje (6) o programa oficial da viagem do papa Francisco a Portugal, de 2 a 6 de agosto. Além das atividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, Francisco irá ao santuário de Fátima e terá encontros com autoridades, religiosos, estudantes e representantes de centros de assistência sócio-caritativa.

O papa Francisco partirá do aeroporto internacional de Roma/Fiumicino para Lisboa na quarta-feira, 2 de agosto, às 7h50. A chegada à base aérea de Figo Maduro, na capital portuguesa está prevista para as 10h, quando terá a recepção oficial. Às 10h45, acontecerá a cerimônia de boas-vindas, na entrada principal do Palácio Nacional de Belém. No mesmo local, o papa fará uma visita de cortesia ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, às 11h15.

Às 12h15, Francisco terá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém, onde fará um discurso. Às 16h45, terá um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, na Nunciatura Apostólica. Em seguida, às 17h30, celebrará as vésperas com bispos, sacerdotes diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.

Na quinta-feira, 3 de agosto, o papa terá um encontro com jovens universitários, na Universidade Católica Portuguesa, às 9h, quando fará um discurso. Em seguida, às 10h40, Francisco se encontrará com jovens de Scholas Occurentes, na sede da instituição em Cascais. Mais tarde, participará da cerimônia de acolhida da JMJ Lisboa 2023, às 17h45, no Parque Eduardo VII. O papa fará o seu primeiro discurso aos peregrinos da jornada.

Na sexta-feira, 4 de agosto, Francisco se dirigirá para a Praça do Império, onde atenderá a confissão de alguns jovens da JMJ, às 9h. Às 9h45, participará de um encontro com os representantes de alguns centros de assistência sócio-caritativa, no Centro Paroquial de Serafina, e fará um discurso.

No mesmo dia, o papa Francisco almoçará com alguns jovens na nunciatura apostólica, às 12h e, às 18h, participará da via-sacra com os jovens, no Parque Eduardo VII, onde fará novo discurso.

No sábado, 5 de agosto, o papa parte de helicóptero às 8h da base aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima, onde deve chegar às 8h50. Francisco recitará o terço com jovens doentes, às 9h30, na capelinha das aparições do santuário de Nossa Senhora de Fátima e ará um discurso. Às 11h, ele retornará para Lisboa, com chegada prevista para 11h50.

À noite, o papa terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, às 18h, no Colégio de S. João de Brito. Em seguida, às 20h45, participará da vigília com os jovens da JMJ no Parque Tejo, onde pronunciará novo discurso.

No domingo, 6 de agosto, o papa Francisco celebrará a missa final da JMJ Lisboa 223, no Parque Tejo, seguida da oração do Ângelus. Às 16h30, o papa terá o encontro com os voluntários da jornada, no Passeio Marítimo de Algés, onde fará seu último discurso.

Às 17h50, haverá a cerimônia de despedida, na base aérea de Figo Maduro, em Lisboa, de onde o papa Francisco partirá às 18h15. A previsão é que chegue ao aeroporto internacional de Roma/Fiumicino às 22h15.

Confira também: