O papa Francisco recebeu no sábado (3), no Vaticano, os participantes da Assembleia Geral anual das Pontifícias Obras Missionárias. Ele os convidou a contemplar o Coração de Cristo para descobrir “a grandeza do projeto de Deus para a humanidade”.

A comunidade cristã “é missionária por sua própria natureza”, disse o papa em seu discurso.

“Todo cristão recebeu o dom do Espírito Santo e é enviado a continuar a obra de Jesus, anunciando a todos a alegria do Evangelho e levando seu consolo às diversas situações de nossa história muitas vezes ferida”.

Segundo o papa Francisco, “quem se deixa atrair pelo amor de Cristo, tornando-se seu discípulo, sente também o desejo de levar a todos a misericórdia e a compaixão que brotam do seu Coração”.

Assim, convidou-os a contemplar “o Coração de Jesus, cuja solenidade é celebrada precisamente neste mês de junho”.

O papa Francisco apresentou 3 reflexões sobre as Pontifícias Obras Missionárias à luz do “Coração misericordioso e compassivo de Cristo”.

1. O Coração de Jesus e a missão

Para o papa Francisco, “contemplando o Coração de Cristo descobrimos a grandeza do projeto de Deus para a humanidade”.

“Jesus nos ensinou sua compaixão por aqueles que estão feridos; a sua comoção diante da dor; a misericórdia ungindo pecadores; sua imolação pelo pecado do mundo”.

“Mostrou-nos o coração de Deus, como o de um Pai que sempre nos espera, que nos vê de longe e vem ao nosso encontro de braços abertos; um Pai que não rejeita ninguém, mas acolhe a todos; que não exclui ninguém, mas chama a todos”.

Francisco disse que “fomos mandados para continuar esta missão: ser sinal do Coração de Cristo e do amor do Pai, abraçando o mundo inteiro”.

"Toda a nossa missão brota do Coração de Cristo, para deixar que Ele atraia todos a Si", disse.

2. O carisma das Pontifícias Obras Missionárias

O papa Francisco exortou os missionários a “intensificar ainda mais, com a audácia e a fantasia do Espírito Santo, as várias atividades de animação, informação e formação do espírito missionário”.

Ele também os convidou a “promover a responsabilidade missionária dos batizados”.

3. Perspectivas e sonhos de renovação

O papa disse que “o sonho maior é uma cooperação missionária cada vez mais estreita e coordenada entre todos os membros da Igreja”.

Ele disse que o chamado dos missionários “exige uma particular aptidão para cultivar a comunhão e a fraternidade, também se realiza através das estruturas estabelecidas em todas as Conferências Episcopais e dioceses para o bem de todo o Povo de Deus”.

“É significativo o fato de os fundadores das Obras serem um bispo, um sacerdote e duas leigas, ou seja, representantes das diversas categorias de batizados; este é um sinal que nos interpela para envolvermos todos os membros do povo de Deus na animação missionária”, disse.

Por fim, agradeceu pelo serviço "muitas vezes realizado 'nos bastidores' e no meio de muitas dificuldade".

Mais em

Confira também: