“Vai ser uma grande festa da juventude, vai ser uma grande festa universal, aberta, ecumênica”, disse o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em uma mensagem divulgada hoje (5) sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Jornada acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto. A Santa Sé já confirmou a presença do papa Francisco, que estará em Portugal de 2 a 6 de agosto. Além de Lisboa, Francisco irá a Fátima no dia 5.

Em sua mensagem, Rebelo de Sousa lembrou que “faltam menos de dois meses” para a JMJ Lisboa 2023. “Portugal, daqui a menos de dois meses, acolhe o papa Francisco, acolhe a juventude de todo o mundo, num espírito que deve ser o de Portugal: plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos”, disse.

O presidente recordou que foram “quatro anos sem jornada” desde a última edição no Panamá, em 2019. Inicialmente, a JMJ de Lisboa estava marcada para 2022, mas precisou ser adiada por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19.

Tradicionalmente, a Jornada Mundial da Juventude acontece todos os anos em âmbito diocesano. A data para esta celebração era o Domingo de Ramos, mas a partir de 2021, por indicação do papa Francisco, passou a ser celebrada na solenidade de Cristo Rei. Além disso, a cada três anos acontece a JMJ internacional, que reúne os jovens de diversos países em uma cidade escolhida pelo papa.

Rebelo de Sousa disse que a JMJ Lisboa 2023 é a “festa da juventude, festa universal, festa intensamente vivida, longamente vivida, marcante, e com este papa, o papa Francisco, o papa da luta pela paz, pelo diálogo, pela tolerância, pela compreensão, contra as desigualdades, contra a fome, contra a miséria, o papa das periferias”.

Recordou ainda que Francisco é “o papa que se fez fora da Europa”, o primeiro papa latino-americano. “Que se fez e continua a ser, até hoje, igual ao que era, próximo daqueles que mais sofrem, dos que mais excluídos são, daqueles que, sistematicamente, são ignorados”, disse.

Confira também: