A Santa Sé anunciou no sábado (3) que o papa Francisco visitará a Mongólia, país asiático que faz fronteira com a Rússia e a China, de 31 de agosto a 4 de setembro de 2023.

Francisco se tornará o primeiro papa a visitar este país asiático, que é o menor país soberano do mundo, onde vivem mais de 3 milhões de habitantes, dos quais apenas 1,3 mil são católicos.

O programa e os detalhes da viagem serão divulgados em breve.

Esperava-se que que o papa fizesse essa visita em sua viagem programada a Marselha, França, no final de setembro. No entanto, segundo confirmou a Santa Sé, o papa viajará para os dois destinos em datas distintas.

A primeira missão na Mongólia foi em 1922 e foi confiada à Congregação do Imaculado Coração de Maria. Devido ao regime comunista, a liberdade religiosa foi suprimida logo depois, até 1992. O primeiro padre nativo da Mongólia foi ordenado em 2016.

Esta viagem é mais um exemplo do desejo do papa Francisco de visitar os países de minoria católica, para levar aos seus habitantes a sua proximidade e a de toda a Igreja Católica.

No último consistório de cardeais, celebrado no final de agosto de 2022, o papa Francisco nomeou cardeal a Giorgio Marengo administrador apostólico de Ulán Bator (capital da Mongólia) e membro dos Missionários da Consolata.

O cardeal mais jovem do mundo, que serviu como missionário na Mongólia por quase 20 anos, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que sua experiência de primeira evangelização “tem muito a dizer à Igreja geral”.

Confira também: