A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal, divulgou o nome dos locais onde acontecerão os atos centrais. O espaço no Parque Eduardo VII, que acolherá a missa de abertura, a acolhida ao papa Francisco e a via-sacra, chama-se “Colina do Encontro”; o local no Parque Tejo, onde será a vigília e missa de envio é o “Campo da Graça”.

A JMJ Lisboa 2023 acontecerá de 1º a 6 de agosto, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Segundo os organizadores, o nome “Colina do Encontro” evoca o encontro com Cristo vivo, “objetivo primeiro” da JMJ. Além disso, refere-se à “experiência da Igreja jovem que se encontra em Lisboa e que quer sair ao encontro de todos”. Também faz referência  ao “encontro entre Maria e Isabel, verdadeiro encontro intergeracional, marcado pela alegria”.

Este nome recorda ainda “o encontro do papa são João Paulo II, fundador muito venerado da JMJ, com Lisboa, em 1982, no Parque Eduardo VII”.

Na “Colina do Encontro”, o patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Clemente vai celebrar a missa de abertura da JMJ no dia 1º de agosto. Dois dias depois, no mesmo local, acontecerá a celebração de acolhia ao papa Francisco. No dia 4 de agosto, haverá ali a via-sacra.

Já o “Campo da Graça”, no Parque Tejo, recebeu este nome porque é para este local “que os peregrinos se vão dirigir em ação de graças para celebrar a vigília e a missa final”, em 5 e 6 de agosto.

“A JMJ é, nas palavras do papa Francisco, ‘um evento de graça que desperta, alarga o horizonte, fortalece as aspirações do coração, ajuda a sonhar, a olhar além’”, recorda a organização da Jornada.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 disse esperar que os nomes “Colina do Encontro” e “Campo da Graça” “possam perdurar na memória de todos os que irão participar no maior encontro de jovens de todo o mundo com o papa e, muito especialmente, no coração de todos os habitantes da cidade de Lisboa e Loures”.

Confira também: