O papa Francisco aceitou a renúncia de dom Franco Mulakkal, bispo de Jullundur, Índia, que em janeiro de 2022 foi absolvido por um tribunal local das acusações de estupro contra uma freira, mas que atualmente enfrenta um recurso.

A nunciatura apostólica na Índia informou em comunicado os motivos pelos quais o papa Francisco aceitou a renúncia do bispo de 59 anos.

"Hoje, 1º de junho de 2023, o Santo Padre Francisco aceitou a renúncia apresentada por dom Franco Mulakkal como bispo de Jullundur", disse a nunciatura num comunicado divulgado ontem (1º).

A nunciatura disse que respeita a decisão do tribunal civil de absolver dom Mulakkal de todas as acusações em 14 de janeiro de 2022, bem como de um recurso interposto contra a absolvição que foi admitido pelo tribunal superior do estado de Kerala.

“Dada a situação ainda divisória sobre o assunto mencionado na diocese de Jullundur, a renúncia de dom Mulakkal foi solicitada não como uma medida disciplinar imposta a ele, mas pro bono Ecclesiae [para o bem da Igreja], especialmente para o bem da diocese que precisa de um novo bispo", continuou o comunicado.

“O estado atual de dom Franco Mulakkal é o de bispo emérito de Jullundur, o que não implica restrições canônicas ao seu ministério”, concluiu a mensagem.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, dom Mulakkal disse que a carta de demissão foi escrita “depois de rezar e consultar meus superiores”.

"Agradeço a todos que estiveram ao meu lado e rezaram por mim enquanto passava por um período turbulento nos últimos anos", disse.

Em 14 de janeiro de 2022, um tribunal de Kottayam, no estado indiano de Kerala, absolveu o bispo Mulakkal, considerando que "a promotoria não conseguiu provar todas as acusações contra o acusado".

Uma freira das Missionárias de Jesus acusou o bispo de estuprá-la durante sua visita em maio de 2014 ao convento dela em Kuravilangad, Kerala. Em uma denúncia de 72 páginas apresentada à polícia em junho de 2018, a freira alegou que o bispo abusou sexualmente dela mais de doze vezes ao longo de dois anos.

O bispo foi preso em setembro de 2018 em meio a protestos que pediam uma investigação policial da denúncia. Ele foi posto em liberdade sob fiança.

Em abril de 2019, ele foi indiciado por estupro, entre outras acusações.

Mulakkal foi afastado temporariamente da administração de sua diocese pouco antes de sua prisão e foi substituído por dom Agnelo Gracias, bispo auxiliar emérito de Bombaim.

Dom Malukkal disse no passado que as acusações foram feitas como vingança por ter agido contra a má conduta sexual da irmã. Ele disse que a freira teve um caso com o marido de sua prima.

Mulakkal foi ordenado sacerdote para a diocese de Jullundur em 1990. Em 2009, foi nomeado bispo auxiliar de Delhi. E em junho de 2013 foi nomeado bispo de Jullundur.

Confira também: