“A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”, prometeu Jesus à santa Margarida Maria Alacoque, nas aparições do Sagrado Coração. Daí veio a devoção das nove primeiras sextas-feiras, dedicadas à reparação ao Coração de Jesus pelas ofensas e pecados cometidos pela humanidade. “Consiste em ter uma prática religiosa toda primeira sexta-feira do mês, participar da santa missa, comungar estando em estado de graça e, de fato, dedicar a sua vida em união ao Coração de Jesus, conformar a sua vida ao que Deus pede”, disse o padre Everton dos Santos Carvalho, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, os dehonianos.

 

Em entrevista à ACI Digital, o padre Everton dos Santos Carvalho, que é e vice-diretor do Instituto Meninos de São Judas Tadeu, em São Paulo (SP), recordou que quando apareceu para santa Margarida Maria Alacoque, Jesus deixou uma mensagem “do coração que ama e do coração que é transpassado pelo próprio pecado humano”, que “é uma imagem muito forte que fala de toda nossa realidade pecadora, que fere o coração de Deus”.

O sacerdote dehoniano lembrou as palavras do próprio Jesus à religiosa: “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares”.

Citou ainda as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração; Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado; estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias; Eu os consolarei em todas as suas aflições; serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte; Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos; os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias; as almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção; as almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição; darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos; as pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração; e a todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

“Daí nasce a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e das primeiras sextas-feiras do mês, que é um pedido do próprio Jesus”, disse.

O padre disse que a devoção das nove primeiras sextas-feiras pode ser iniciada a partir de qualquer mês do ano, sendo necessário reiniciar quando houver uma interrupção.

O advogado Rafael Medeiros, de Petrópolis (RJ), é um dos devotos do Sagrado Coração de Jesus e que vive a devoção das nove primeiras sextas-feiras. Para ele, esta devoção “é um auxílio, um modo de exercitar a minha busca pela comunhão e graça de Deus”.  O Sagrado Coração de Jesus “me ajuda a lembrar que Jesus é rico em misericórdia e que está sempre disposto a nos perdoar e nos auxiliar na caminhada”, disse à ACI Digital.

“Vivo esta devoção faz muitos anos já”, disse a paulistana Rosane Bidart, funcionária pública, de 68 anos. “Todas as devoções que o Senhor e Nossa Senhora ensinam aos santos trazem a marca de Sua fidelidade. As promessas são cumpridas pontualmente e o poder do Senhor muda efetivamente nossas almas e vidas”, declarou.

Confira também: