“Conversei agora há pouco por telefone com o papa Francisco”, escreveu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje (31) em suas redes sociais. “Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil”, acrescentou.

A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. “O papa Francisco ficou de analisar o convite e a possibilidade de uma visita papal”, disse o Planalto, acrescentando que Lula e o papa devem ter uma audiência no Vaticano “em junho ou julho deste ano”.

No telefonema, Lula “agradeceu a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta, e as menções e solidariedade do papa com o Brasil ao longo dos últimos anos”. Também falou sobre o “esforço de retomar no Brasil o combate à pobreza e à fome”

O presidente também “relatou ao papa suas conversas com outras lideranças em busca da paz na Ucrânia, e lamentou a escalada do conflito na região”.

Segundo o Planalto, o papa Francisco “aconselhou Lula que ele, pela autoridade conquistada ao longo de uma vida marcada pela coerência, tem autoridade para liderar”.

 

Confira também: