A Igreja Católica celebra hoje (30) o rei são Fernando III, padroeiro da Espanha. Ele era um homem de imensa fé. Como governante, sempre agiu inspirado nos valores cristãos, o que contribuiu enormemente para o engrandecimento de sua nação.

A vida deste santo pode ser compreendida através das próprias palavras dele, pronunciadas antes de morrer: “Senhor, nu saí do seio de minha mãe, a terra, e nu me ofereço a ela. Senhor, receba minha alma entre seus servos".

São Fernando nasceu na Espanha no final do século XII, em 1198. Durante seu reinado unificou os reinos de Leão e Castela, o que favoreceu efetivamente os cristãos que continuaram lutando contra o invasor muçulmano.

Os árabes ocupavam nessa época grande parte da Península Ibérica. Finalmente, Fernando III libertou as regiões de Córdoba, Múrcia, Jaén, Cádis e Sevilha.

Exitoso na guerra e moderado na paz, são Fernando III era um homem piedoso, ajoelhado diante de Deus e preocupado com o bem-estar de seus súditos. O rei se definia como um "servo da Virgem Maria" e estava convencido de que todo reino da terra deveria ser uma antecipação do Reino de Deus.

Fundou as universidades de Salamanca, Palencia e Valladolid. Começou a construção das catedrais de León, Toledo e Burgos. Pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco, sempre carregou consigo uma imagem da Virgem Maria e não teve medo de fazer penitência pública quando necessário.

Ele foi casado duas vezes. A primeira vez com Beatriz de Suabia, que lhe deu dez filhos. Ele ficou viúvo e se casou com Maria de Ponthieu, com quem teve mais cinco filhos. Seu filho mais velho, Alfonso X, era conhecido como "Alfonso, o Sábio"; enquanto sua filha Eleanor se casou com Eduardo I da Inglaterra.

São Fernando III morreu em 30 de maio de 1252 e foi canonizado em 1671 pelo papa Clemente X. É considerado padroeiro da Espanha, título que detém juntamente com o apóstolo são Tiago. Ele também é considerado "protetor dos cativos, desamparados e governantes", e muitas instituições na Espanha e na América levam seu nome ou estão sob a sua proteção.

Confira também: