Santa Úrsula Ledóchowska foi uma freira austríaca, fundadora de várias iniciativas evangelizadoras, como a Congregação das Religiosas Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante, bem como centros de formação e ensino.

Uma das peculiaridades do apostolado desta santa foi o seu vínculo com a Companhia de Jesus e outras instituições da Igreja. Segundo o postulador da sua causa de canonização, padre Paolo Molinari, “era irmã de Vladimiro Ledóchowski, superior-geral da Companhia até 1942, e irmã de Maria Teresa Ledóchowska (beatificada em 1975), fundadora do Sodalício de São Pedro Claver para apoiar as missões na África. Ela também tinha um tio que havia sido cardeal”.

Santa Úrsula nasceu em 17 de abril de 1865 em Loosdorf, Áustria. Ela se mudou para Cracóvia, Polônia, em 1886 e entrou no convento das madres ursulinas. Ao emitir os votos em 1889, adotou o nome de Maria Úrsula de Jesus.

O seu serviço se caracterizou pela dedicação à educação e pela sensibilidade para com as necessidades dos menos favorecidos. Cinco anos depois dos votos, ela seria eleita superiora de seu convento.

Com a bênção do papa Pio X, em 1907, partiu acompanhada de outra freira para cumprir uma missão apostólica na Rússia, país onde as hostilidades contra a Igreja Católica aumentavam. Apesar das dificuldades, ambas fizeram um intenso trabalho de educação e de formação católica. Graças a esse esforço pastoral, seria criado o noviciado de São Petersburgo, no qual Úrsula seria nomeada superiora.

Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, ela teve que mudar sua comunidade, que já tinha mais membros, primeiro para a Suécia e depois para a Dinamarca. Nesse ínterim, a Santa Sé lhe concedeu permissão para que o grupo de freiras sob sua responsabilidade deixasse de fazer parte da Ordem de Santa Úrsula e se tornasse as "Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante".

A Congregação cresceu rapidamente. Comunidades religiosas nasceram na Polônia, Áustria, Suécia e Alemanha. Em 1928, inaugurou em Roma a casa geral e uma pensão para moças pobres. As "Ursulinas do Sagrado Coração" também começaram a trabalhar entre os pobres nos subúrbios da Cidade Eterna. Em 1930, estabeleceram-se pela primeira vez na França.

Santa Úrsula Ledóchowska morreu em Roma em 29 de maio de 1939. Foi beatificada pelo papa são João Paulo II em 20 de junho de 1983 e canonizada também por ele em 18 de maio de 2003. Atualmente, a congregação conta com cerca de 900 irmãs distribuídas em mais de 100 comunidades, presente em 12 países. As irmãs querem seguir o caminho radical do Evangelho e do serviço fraterno, sobretudo aos mais necessitados.