A diocese do Porto, Portugal, ganhou hoje (26) dois novos bispos auxiliares, dom Joaquim Dionísio, do clero de Lamego, e dom Roberto Mariz, da arquidiocese de Braga. Ao fazer essas duas nomeações, o papa Francisco também aceitou a renúncia do até então bispo auxiliar do Porto, dom Pio Alves, de 78 anos.

A diocese do Porto tem como bispo titular dom Manuel Linda. Além dos dois bispos nomeados hoje, a diocese também tem como bispo auxiliar dom Vitorino Soares.

“Pedi ao Santo Padre dois bispos auxiliares que, juntamente com o senhor D. Vitorino e eu mesmo, constituamos o costumado ‘núcleo episcopal’ para o serviço do povo de Deus desta grande diocese do Porto, em ordem à sua contínua renovação e edificação de uma ‘Igreja em saída’, voltada para a evangelização e para a missão”, disse dom Manuel Linda em nota.

O novo bispo auxiliar dom Joaquim Dionísio nasceu em 11 de setembro de 1968, em Cimbres, Armamar.  Foi ornado sacerdote em 31 de julho de 1993, incardinado na diocese de Lamego. Tem mestrado em Teologia Sistemática pelo Institut Catholique de Paris, França.

Foi vigário paroquial de Santa Maria Madalena, em Gouviães, de São Pedro, em Tarouca, e de São João em Tarouca, de 1993 a 1995; professor no seminário de Lamego e no instituto superior de teologia de Viseu, de 2002 a 2005; diretor do centro diocesano de promoção social, de 2005 a 2014; pároco do Santíssimo Salvador na Penajoia, de 2002 a 2013, e de São Silvestre na Britiande, de 2017 a 2020.

Também serviu como reitor do seminário maior de Lamego ,entre 2013 e 2020; diretor do Semanário Diocesano, da Comissão Diocesana para Vocações e Ministérios, da Escola Profissional de Lamego e do Centro de Estudos para a Formação de Agentes de Pastoral; e membro do Capítulo dos Cânones e do Colégio dos Consultores. Além disso, foi capelão das comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França.

Até agora, era reitor do santuário de Nossa Senhora da Lapa e pároco do concelho de Sernancelhe.

“Com a apreensão própria de quem se reconhece limitado, renovo a minha disponibilidade para servir o Senhor onde a Igreja me enviar, confiando na graça e misericórdia de Deus e na caridade fraterna dos irmãos”, disse dom Dionísio após sua nomeação.

O outro bispo nomeado, dom Roberto Mariz, nasceu em 13 de janeiro de 1974, em Rates, Póvoa de Varzim. Foi ornado padre em 19 de julho de 1998, incardinado na arquidiocese de Braga. Tem doutorado em Estudos da Religião pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Foi pároco de São João Evangelista, em Atães, de Santo Estevão, em Barros, de Santa Marinha, em Penascais, de São Mamede, em Vilarinho, de São Paio, em Vila Verde, de Santa Eulália, em Loureira, e de São Pedro, em Lomar; arcipreste de Vila Verde e capelão da Santa Casa de Misericórdia de Vila Verde; membro do Capítulo dos Cânones; ecônomo arquidiocesano e seminários arquidiocesanos; coordenador da Pastoral Sociocaritativa e da Comissão de Pastoral Social e Mobilidade Arquidiocesana; vigário episcopal para o Desenvolvimento Humano Integral; auxiliar de Pastoral Familiar. Desde 2006, é pároco de São José de São Lázaro, em Braga.

Em mensagem de saudação à nova diocese e a dom Manuel Linda, dom Mariz manifestou sua “completa disponibilidade para servir a Diocese do Porto em total lealdade, com dedicação e empenho”.

Confira também: