No domingo (28), a Igreja celebra a solenidade de Pentecostes. No Brasil, eventos em diversas dioceses e arquidioceses marcam a data. “Celebrar Pentecostes é celebrar o início da missão da Igreja. É celebrar o impulso, a engrenagem do Espírito Santo que hoje leva avante a missão”, disse à ACI Digital o diretor espiritual da Renovação Carismática Católica (RCC) da arquidiocese de Maceió (AL), o padre Luiz Antônio Guimarães.

A arquidiocese de Maceió é um dos locais onde haverá um encontro de Pentecostes. Padre Guimarães disse que “a Solenidade de Pentecostes” na igreja católica “acontece liturgicamente 50 dias após o domingo da Páscoa, na Ressureição do Senhor”, recordando “o evento de Pentecostes, quando a Virgem Maria e os discípulos estavam reunidos no cenáculo e veio sobre eles o Espírito Santo, dom de Deus”.

“Ali os discípulos de Jesus ganham um impulso para a missão e Maria está presente como testemunha deste novo de Deus para a sua igreja. O Espírito Santo vem, alcança a vida dos discípulos e da Virgem Maria e os discípulos ganham esse novo impulso para propagarem o Evangelho por todo o mundo”, disse o padre.

Além de Maceió, haverá grandes eventos nas arquidioceses de Brasília (DF), Manaus (AM) e Olinda e Recife (PE). Para o padre Luiz Antônio Guimarães, estes “encontros de Pentecostes são sempre oportunidades” que a igreja tem para “anunciar Jesus na força do Espírito Santo”.

“Aqui na arquidiocese de Maceió, o encontro acontece desde 1983 e tem sempre esse novo ardor missionário, convidando todos: clero, religiosos, religiosas, fiéis leigos dos diversos movimentos e pastorais a estarmos unidos em um só coração, motivados pela ação do Espírito Santo. E é esse mesmo Espírito que renova em nós este ardor”, ressaltou.

O Encontro de Pentecostes da arquidiocese de Maceió comemora 40 anos este ano com o tema: “Enchei-vos do Espírito Santo” (Cf. Efésios 5,18b). O evento acontecerá no domingo, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro Trapiche. A entrada é gratuita, mas a organização pede que os participantes colaborem com 1kg de alimento não perecível que serão doados às obras sociais da arquidiocese. Outras informações no site.

Na arquidiocese de Brasília, acontece a Festa de Pentecostes da Comunidade Renascidos em Pentecostes, que este ano celebra 25 anos. O evento iniciou dia 21 de maio e finaliza no domingo.

Entre os dias 21 a 25 de maio, o evento acontece no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia (DF). Nos três últimos dias da festa, 26 a 28 de maio acontecem a tradicional bênção das velas, no primeiro dia em honra ao Pai; no segundo ao Filho; e no terceiro dia ao Espírito Santo. Durante estes três dias a celebração acontece no Taguaparque, em Taguatinga Norte (DF). Mais informações no site.

A Festa de Pentecostes da arquidiocese de Manaus acontecerá somente domingo. São esperados 50 mil fiéis no evento, que será gratuito no Sambódromo de Manaus.

“Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença d’Ele (Espírito Santo) e invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações”, diz a arquidiocese.

A festa começa às 15h, com um momento de acolhida dos fiéis. Às 17, o arcebispo de Manaus, o cardeal Leonardo Steiner, celebrará a missa. Outras informações no site.

A arquidiocese de Olinda e Recife irá comemorar Pentecostes com todas as comunidades e paróquias da arquidiocese, domingo, no Ginásio do Geraldão, em Recife, com o tema: “Unânimes, perseveravam em oração e súplicas com as mulheres e com Maria, Mãe de Jesus”. (Ato 1,14). São esperados 10 mil pessoas no evento.

A festa começa às 9h com apresentações de teatro, coreografias e catequese com os bispos. No início da tarde terá shows religiosos e um momento de Cenáculo. Às 16h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará a missa solene.

O evento é gratuito. Mais informações nas redes sociais da arquidiocese.

 

Confira também: