Antes de ir para Lisboa, Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), jovens de todo o mundo participarão dos Dias nas Dioceses (DND), encontro que acontecerá de 26 a 31 de julho em 17 dioceses portuguesas. Segundo a organização da jornada, mais de 600 grupos de já estão inscritos.

“Até ao momento recebemos, das 17 dioceses de acolhimento dos DND, o número de 682 grupos. As dioceses já há algum tempo que estão a receber informações dos grupos e a fechar com os mesmos o número de inscritos. Até este momento, este é o número de grupos, mas as dioceses ainda estão à espera de receber mais grupos”, disse o coordenador nacional dos “Dias nas Dioceses”, padre Filipe Diniz.

Os grupos são provenientes de países dos cinco continentes. “É uma grande riqueza cultural e religiosa a proveniência destes grupos, a diversidade dos mesmos permite uma partilha de vivência da fé nas dioceses de acolhimento DND”, disse o padre Diniz.

Segundo a JMJ Lisboa 2023, os Dias nas Dioceses “são um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, que acontecerá de 1º a 6 de agosto. Será uma oportunidade de “ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento”.

Durante os DND, os peregrinos “vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região”. Cada diocese está finalizando o programa de seu DND, com base em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Os “Dias nas Dioceses” acontecerão nas dioceses de Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamengo, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. As dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal não participarão desses dias, pois vão acolher os jovens durante a JMJ Lisboa 2023, de 1º a 6 de agosto.

Para mais informações sobre a organização dos DND, é preciso entrar em contato com os 17 Comitês Organizadores Diocesanos (COD) que participam desta semana ou enviar um e-mail para diasnadiocese@lisboa2023.org.

Confira também: