O santo coreano Andrés Kim Tae Gon nos ensina “a coragem de se levantar quando se cai”, disse o papa Francisco na audiência geral de hoje (24), aos fiéis reunidos na praça de São Pedro. O papa continuou seu ciclo catequético sobre evangelização e zelo apostólico e recordou a figura do primeiro mártir e padre coreano.

Segundo Francisco, este santo é “um grande exemplo de paixão pela evangelização”. “A evangelização da Coreia foi feita pelos leigos. Foram os leigos batizados que transmitiram a fé, não eram sacerdotes, pois não os tinham”, disse o papa.

Os cristãos foram perseguidos na Coreia, então santo André Kim teve que se encontrar secretamente com os fiéis. “Para André Kim, a expressão que resumia toda a identidade do cristão era ‘discípulo de Cristo’”, disse o papa Francisco.

Assim, “ser discípulo do Senhor significa segui-lo, seguir o seu caminho, e isto implica dar a vida pelo Evangelho. Portanto, o cristão é por natureza missionário e testemunha, como Jesus o foi do Pai”, disse.

Para o papa, esta paixão por evangelizar é "um dom que vem do Espírito Santo" e, "quando o Evangelho é vivido plenamente, a pessoa não se fecha em si mesma, mas dá testemunho da fé, tornando-a assim uma fé contagiante. Daí nasce a paixão pela evangelização”.

“E embora o contexto ao redor não seja favorável, como era o coreano de André Kim, a paixão não muda, aliás, torna-se ainda mais valiosa. Santo André Kim e os outros fiéis coreanos demonstraram que o testemunho do Evangelho oferecido em tempos de perseguição pode dar muitos frutos para a fé”, disse.

O papa contou que, certa vez, esse santo coreano caminhava pela neve, “sem comer, durante tanto tempo a ponto de cair exausto no chão, correndo o risco de perder os sentidos e de permanecer ali congelado. Naquele momento, de repente, ouviu uma voz: ‘Levanta-te, caminha!’. Ao ouvir aquela voz, André acordou, vendo uma espécie de sombra de alguém que o guiava”.

Para o papa Francisco, “esta experiência da grande testemunha coreana faz-nos compreender um aspecto muito importante do zelo apostólico. Ou seja, a coragem de se levantar quando se cai”.

O papa Francisco animou os fiéis e garantiu que, por mais difícil que seja a situação, “por mais difícil que possa ser a situação, aliás, às vezes parece não deixar espaço à mensagem evangélica, não devemos desistir nem podemos deixar de levar em frente o que é essencial na nossa vida cristã, isto é, a evangelização".

“Evangelizar a família, evangelizar os amigos, falar de Jesus, mas falar de Jesus e evangelizar com o coração cheio de alegria, pleno de força. Preparemo-nos para receber o Espírito Santo no próximo Pentecostes e peçamos-lhe aquela graça, a graça da coragem apostólica, a graça de evangelizar, de levar em frente sempre a mensagem de Jesus”, concluiu o papa.

Confira também: