Diante da onda de escândalos devido a denúncias de abusos cometidos por religiosos de várias congregações, a Conferência Episcopal Boliviana (CEB) anunciou que monsenhor Jordi Bertomeu, oficial do dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé, chegará ao país para analisar os avanços no trabalho de prevenção contra esses crimes.

Através de um comunicado publicado no domingo (21), a CEB diz que pediu a visita do padre especialista ao país. Essa visita está sendo preparada há três anos.

Segundo a conferência episcopal, nos próximos dias acontecerão “encontros de carácter reflexivo” que decorrerão “num clima de profunda proximidade com todos aqueles que foram vítimas do flagelo dos abusos na Igreja".

A CEB reitera seu “firme compromisso com a justiça” e serviço pastoral aos mais vulneráveis.

Quem é o monsenhor Bertomeu?

O monsenhor Jordi Bertomeu trabalha no dicastério para a Doutrina da Fé. Ele foi delegado do papa Francisco para lidar com casos de abuso sexual na Igreja no Chile junto com dom Charles J. Scicluna.

Em fevereiro de 2018, ambos conduziram uma investigação sobre o suposto acobertamento do ex-bispo de Osorno, dom Juan Barros, dos abusos cometidos pelo padre Karadima, condenado pela Santa Sé em janeiro de 2011. Karadima morreu em 26 de julho de 2021.

Os resultados das investigações de monsenhor Bertomeu e de dom Scicluna foram entregues ao papa, que então decidiu se reunir com todos os bispos chilenos em maio de 2018. No final dessa reunião, os bispos do Chile colocaram seus cargos à disposição do papa.

Ambos retornaram ao Chile em junho de 2018 como parte de uma "missão pastoral" para continuar analisando os temas de abusos. Por fim, alguns bispos foram afastados de suas dioceses pelo papa e outros ficaram em seus cargos.

Nos últimos anos, monsenhor Bertomeu tem se dedicado a dar conferências em diversos países, buscando conscientizar sobre a importância da prevenção contra abusos e o rápido cuidado com as vítimas.

Em março deste ano, durante uma conferência sobre “ambientes seguros” organizada pela Conferência Episcopal da Venezuela, Bertomeu denunciou que o abuso de poder é muito mais grave dentro de uma instituição espiritual do que em qualquer outro organismo, porque pode destruir totalmente a pessoa.

"Você encontra um homem, uma mulher de Deus que o ajuda a fazer sua vocação florescer. Se essa pessoa for um agressor, ela pode destruí-lo completamente. É por isso que o abuso na Igreja é muito mais grave do que em outros organismos sociais, porque o abuso é cometido por alguém que se apresenta em nome de Deus. É a maior perversão que pode existir", disse.

Confira também: