O projeto ‘Queridos Avós’ lançou um desafio aos avós para rezarem pelos jovens da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 1º a 6 de agosto em Lisboa, Portugal. Trata-se uma “uma forte corrente de oração” pela jornada de modo especial “pelos líderes e pela sua missão neste grande encontro mundial”, disse à Agência Ecclesia uma das dinamizadoras do projeto, Eugénia Ricciardi.

O projeto ‘Queridos Avós’ surgiu em 2021, após o papa Francisco lançar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado pela Igreja no quarto domingo de julho. Um grupo de avós se uniu para reforçar a ligação com os netos.

Com a Jornada Mundial da Juventude em Portugal, Ricciardi disse que esta iniciativa de oração é uma “boa maneira! De permitir que avós e netos participem da JMJ Lisboa 2023.

“Sentimos que é uma tarefa de que podemos, nós mais velhos, oferecer à JMJ Lisboa 2023: encarregar-nos com gosto, empenho e com espírito de missão de: rezar e oferecer os esforços, sofrimentos e alegrias do nosso dia a dia – o capital de graças –, pela JMJ Lisboa 2023 como um todo, mas especialmente pelos jovens líderes da mesma, e mesmo pelos já não tão jovens que estão em funções de liderança na Jornada”, diz o site do projeto intitulado Avós JMJ23.

A iniciativa surgiu “motivada pela confiança que temos na oração e a certeza da sua importância”, acrescenta.

Podem participar da iniciativa de oração “qualquer pessoa com mais de 60 anos ou que seja avó ou avô”. Para isso, basta fazer a inscrição no site de ‘Queridos Avós’.

Confira também: