Por ocasião da solenidade de Pentecostes, que será celebrada no próximo domingo (28), o padre Hans Zavala, padre da Ordem de Santo Agostinho e reitor do Colégio Santa Rosa de Chosica, Peru, falou sobre a importância desta festa que encerra o Tempo Pascal.

Igreja Católica celebra a festa de Pentecostes cinquenta dias após a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo, para comemorar a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos.

Em Pentecostes, Cristo cumpre a promessa que fez aos apóstolos de que Deus Pai enviaria o Espírito Santo para enchê-los com os dons e graças necessários para levar a Boa Nova a todos os povos.

Hans Zavala disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que junto com a Páscoa e o Natal, Pentecostes "é uma festa muito importante para todo cristão, porque deve nos lembrar do nosso papel evangelizador, de cada um como cristão e, também, como corpo de Cristo que somos na Igreja”.

Nesta festa litúrgica “não só recordamos, mas de algum modo atualizamos a missão salvífica da Igreja, de ser sacramento de salvação para todos os homens”, disse.

Para o padre Zavala, é “vital” nos prepararmos para receber o Espírito Santo, já que é “um dom e um presente que Deus nos envia”. “Assim como nos preparamos para a Páscoa na Quaresma, também devemos nos preparar para receber o dom que vem do alto, o dom mais precioso que Deus pode dar ao homem, que é o seu Espírito Santo”, acrescentou.

“Se não nos prepararmos, é como se Deus mandasse uma chuva de bênçãos por meio do Espírito Santo neste dia e tivéssemos um guarda-chuva aberto, impedindo que a graça do Espírito se derrame sobre nós e penetre em nossas vidas”, disse.

Segundo ele, “quem não tem o Espírito Santo não poderá agradar a Deus, porque, afinal, agradar a Deus só pode vir da sua graça, e a sua graça vem precisamente no dom que o Espírito Santo quer nos dar" em Pentecostes.

O padre Zavala também disse que somente “quando temos o Espírito Santo em nossas vidas somos verdadeiramente capazes de viver de forma cristã” e de “ser coerentes com a missão que Deus nos confiou em nosso Batismo”.

Assim, poderemos ser coerentes “com a missão que adquirimos” na vocação a que Deus nos chamou: o matrimônio, o sacerdócio, a vida religiosa ou consagrada. “Só podemos responder com generosidade e perseverança ao chamado de Deus se possuirmos o seu Espírito”, acrescentou.

"Que o Senhor os abençoe e que possam viver esta festa de Pentecostes com todo o desejo de que o Espírito Santo entre em seu lar, em sua casa e em seu coração”, concluiu.

Confira também: