O papa Francisco falou muitas vezes sobre a importância de rezar o terço, a oração mariana por excelência.

1. O terço fortalece a família

No início de maio de 2013, o papa Francisco escreveu em sua conta no Twitter: “Seria maravilhoso, no mês de maio, rezar juntos em família o terço. A oração faz com que a vida familiar torne-se ainda mais sólida".

2. O terço é a oração dos simples

Em 7 de outubro de 2016, o papa Francisco escreveu em sua conta no Twitter que “o terço é a oração que acompanha sempre a minha vida; é também a oração dos simples e dos santos... é a oração do meu coração”.

3. Aproximar o Céu dos homens

Em 15 de maio de 2019, na audiência geral, disse que o mês de Maria "tradicionalmente chama o povo cristão a multiplicar os seus gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus", e animou a rezar o terço todos os dias porque "assim aproximaremos dos homens o Céu".

4. É uma arma que protege das tentações

Em 2020, por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Rosário, o papa exortou as pessoas a levar sempre um terço no bolso e rezá-lo, porque “é a oração mais bela que podemos oferecer a Nossa Senhora” e é “uma arma que nos protege dos males e das tentações”.

5. Rezar o terço ajuda a superar as provações

No contexto da pandemia de covid-19, o papa Francisco escreveu uma carta em 25 de abril de 2020, na qual disse que "a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova”.

6. Resume a história da salvação

Na audiência geral de 19 de maio de 2021, o papa falou sobre os mistérios da oração mariana, dizendo que “no mês de maio, mês dedicado à Virgem, rezamos o santo terço, compêndio de toda a história de nossa salvação".

7. Ajuda a ter paz no coração

No mesmo dia, o papa Francisco reiterou que “o santo terço é uma arma poderosa contra o mal e um meio eficaz para obter a verdadeira paz em nossos corações. Que o Senhor os abençoe e proteja sempre de todo mal”.

Confira também: