O papa Francisco vai visitar Portugal de 2 a 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O programa da viagem inclui uma visita ao santuário de Fátima, no dia 5 de agosto, local que já recebeu Francisco em 2017, no centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

A viagem do papa Francisco a Portugal foi confirmada hoje (22) pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Está será a quarta JMJ do papa Francisco. Ele participou das jornadas do Rio de Janeiro (RJ), em 2013, de Cracóvia, Polônia, em 2016, e da Cidade do Panamá, Panamá, em 2019.

Neste ano, a JMJ acontecerá de 1º a 6 de agosto, na capital portuguesa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39).

“A formalização da data de chegada a Portugal do Papa Francisco, no próximo dia 2 de agosto, e da sua partida no dia 6 de agosto, são a confirmação da vontade expressa de que, o sucessor de Pedro se quer encontrar, mais uma vez, com os jovens do mundo inteiro. De que os quer escutar, ver e com eles rezar. Com todos”, disse o patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Clemente em uma mensagem.

“É sempre um mistério esta presença de Jesus que nos continua a desafiar à coragem de gestos concretos de afirmação da Fé, uma Fé que desconhece todas as fronteiras”, acrescentou.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) acolheu “com grande alegria” a confirmação da data da viagem do papa Francisco ao país. Disse ainda desejar que a presença do papa “seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão”.

Esta será a segunda vez que o papa Francisco visita Portugal. A primeira foi em 12 e 13 de maio de 2017, quando participou das celebrações pelo centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, no santuário de Fátima. Na ocasião, também canonizou os pastorinhos são Francisco e santa Jacinta Marto.

O bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, e o reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disseram acolher “com alegria” o regresso de Francisco à Cova da Iria em 5 de agosto.

“Como me disse pessoalmente vem para rezar à Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, declarou dom Ornelas em mensagem de vídeo à Sala de Imprensa do santuário.

O bispo ressaltou que “o motivo” da ida de Francisco ao santuário “é a oração”. “Vamos aproveitar a oração com o papa para rezarmos em Fátima pela JMJ, pelos jovens e pela paz, os temas que rezamos habitualmente aqui no santuário”, disse.

O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, destacou que “a mensagem de Fátima está ligada ao papa e à oração pelo papa”. Por isso, disse que “poder acolhê-lo de novo, para rezar com ele e por ele é para nós motivo de grande contentamento”.

Confira também: