A carmelita brasileira madre Tereza Margarida do Coração de Maria foi declarada venerável hoje pela Santa Sé. Ela fundou, junto com outras sete religiosas, o carmelo de Três Pontas (MG).

O dicastério para a Causa dos Santos promulgou o decreto de reconhecimento das virtudes heroicas de madre Tereza do Coração de Maria após autorização do papa Francisco. Além deste, foram promulgados os decretos de reconhecimento do martírio do padre italiano Giuseppe Beotti e das virtudes heroicas do seminarista brasileiro Guido Schaffer, do padre camaronês Simon Mpeke, do padre espanhol Pedro de la Virgen del Carmen, da religiosa italiana Edda Roda, do catequista italiano Arnaldo Canepa e dasjovens italianas Mria Cristina Ogier e Lorena D’Alessandro.

A madre Tereza Margarida do Coração de Maria nasceu em 24 de dezembro de 1915, em Borda da Mata (MG). Seu nome de batismo era Maria Luíza. Mudou-se com a família para a Cruzeiro (SP).

Segundo a biografia publicada pelo site da beatificação, ela sentiu “um primeiro toque do Senhor no seu coração para a vida de clausura do carmelo” durante um retiro espiritual. Mais tarde, sentiu novamente o chamado vocacional em uma visita à capela do Santíssimo na basílica velha de Aparecida (SP). A confirmação veio com a leitura das Memórias da Beata Elisabeth da Trindade.

Entrou para o carmelo de Mogi das Cruzes em 29 de maio de 1937. Ao receber o hábito de noviça, adotou o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria. “A vida no Carmelo Mogi das Cruzes era caracterizada de grande rigor, penitência, silêncio e trabalho”.

Em 1952, a comunidade se transferiu para um novo crmelo construído em Aparecida. Tempos depois, bispos de outros locais pediram ao carmelo de Aparecida a fundação de um novo carmelo em suas dioceses.

Irmã Tereza Margarida do Coração de Maria foi indicada para fundar o carmelo em Três Pontas, na diocese de Campanha (MG).  “Juntamente com sete irmãs, aos 16 de julho de 1962, Solenidade de Nossa Senhora do Carmo e 400 anos da fundação do 1º Carmelo São José, em Ávila, por Santa Teresa. As irmãs chegaram em Três Pontas para começar a vida monástica no mosteiro novo”. A religiosa foi priora, sub-priora e mestra de noviças.

“O mosteiro tornou-se cada vez mais um ponto de referência para os fiéis da região”. Muitos procuravam madre Tereza Margarida do Coração de Maria para “pedir conselhos, orientação espiritual e ajuda. Logo as pessoas, como sinal de veneração e afeto começaram a chama-la de Nossa Mãe”.

Já com a idade avança e pouca saúde, “lutou sempre para realizar todos os seus compromissos de carmelita. Um número cada vez maior de pessoas a procuravam para pedir um conselho e direção espiritual. Sua fraqueza ia aumentando, manifestando-se os primeiros sintomas da doença que a levou a um lento calvário de sofrimento até à morte”.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria morreu em 14 de novembro de 2005, cercada em seu leito por sacerdotes amigos e a comunidade. Um grande número de pessoas foi ao seu funeral para se despedir da religiosa.

Devido à fama de santidade e de graças alcançadas por sua intercessão, o bispo de Diamantina, dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com a comunidade do carmelo São José, fez o pedido para abertura do processo de beatificação da religiosa. O processo foi aberto em março de 2012.

Confira também: