O carioca Guido Schaffer foi declarado venerável hoje (20), após promulgação do decreto do dicastério para a Causa dos Santos da Santa Sé reconhecendo suas virtudes heroicas. Médico, seminarista e surfista, Guido morreu em 2009, aos 34 anos, na praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ). Sua fama de santidade logo se espalhou entre os fiéis e a causa de beatificação foi aberta em 2015.

Guido Vidal França Schäffer nasceu em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda (RJ). Filho de católicos fervorosos, desde muito novo foi incentivado a seguir os caminhos de Deus. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina e atuou na Santa Casa de Misericórdia. Dedicou-se ao cuidado dos pacientes com Aids e também dos pobres, juntos com as Missionárias da Caridade de santa madre Teresa de Calcutá. O seu serviço médico era sempre acompanhado pela evangelização.

Iniciou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo em sua paróquia, nos anos 1990.

Após participar do encontro das famílias por ocasião da visita de são João Paulo II ao Rio de Janeiro em 1997 e de uma viagem à Europa, em 2000, para a beatificação dos protomártires do Brasil, decidiu entrar para o seminário. Conciliou os estudos à evangelização e à prática médica.

Morreu em 1º de maio de 2009, enquanto estava surfando na praia do Recreio dos Bandeirantes. Guido foi atingido na nuca por uma prancha de surfe, sofreu uma contusão que gerou desmaio e afogamento.

O processo de beatificação de Guido Schäffer foi aberto em janeiro de 2015. A etapa diocesana deste processo se encerrou em outubro de 2017 e toda a documentação para a Santa Sé.

“Vencemos uma etapa muito importante na causa de beatificação, com este decreto Guido recebe o título de Venerável. Com o mesmo empenho continuaremos divulgando o Venerável Guido Schaffer, pedindo sua intercessão e aguardando que possamos ter um milagre reconhecido para que ele se torne beato”, postou a página oficial do agora venerável Guido Shcaffer em suas redes sociais.

Confira também: