O Ministério do Interior da Nicarágua (Migob) anunciou na mídia oficial a "dissolução voluntária" da Universidade Católica Imaculada Conceição da Arquidiocese de Manágua (UCICAM), que funcionava como centro de formação para os seminaristas da capital nicaraguense.

Segundo o acordo ministerial 77-2023-OSFL, publicado ontem (18) no La Gaceta, o jornal oficial do regime, a ministra do interior, María Amelia Coronel Kinloch, aprovou, "por dissolução voluntária acordada por seus membros", "o cancelamento da personalidade jurídica da UCICAM".

O governo diz que a universidade, inscrita nos registros públicos desde julho de 2012, supostamente estava em "descumprimento de suas obrigações desde 2015, pois não informou seus demonstrativos financeiros e seu Conselho de Administração".

No entanto, o jornal investigativo local, "Confidencial", observa que representantes de várias instituições nacionais que foram dissolvidas denunciaram que o Migob as impediu de cumprir com a apresentação dos documentos exigidos.

No primeiro trimestre de 2023, cerca de 30 organizações sem fins lucrativos fecharam suas operações na Nicarágua "voluntariamente", segundo uma reportagem do Confidencial.

"Na maioria dos casos, o Migob disse que essas organizações estavam inativas ou que tinham um déficit de fundos para executar seus projetos", disse o jornal.

A sede da UCICAM estava localizada nas mesmas instalações do Seminário Maior La Purísima, em Manágua, capital da Nicarágua, e era onde os seminaristas da arquidiocese estavam recebendo formação de alto nível em filosofia e teologia desde 2011.

O reitor era o padre Eyleen Castro Rodríguez.

O primeiro reitor da UCICAM foi dom Silvio Báez, bispo auxiliar de Manágua, Nicarágua, que atualmente vive em exílio nos EUA após receber várias ameaças de morte. Báez é um dos membros do clero nicaraguense mais críticos do governo.

De dezembro de 2021 a março de 2023, cerca de 19 universidades do país foram canceladas à força.

Entre as afetadas estão a Universidade João Paulo II e a Universidade Cristã Autônoma da Nicaragua (UCAN).

Ao contrário da UCICAM, essas últimas universidades foram forçadas a transferir seus bens móveis e imóveis para o Estado da Nicarágua.

Nos últimos cinco anos, houve pelo menos 529 ataques perpetrados pelo governo do presidente nicaraguense Daniel Ortega contra a Igreja, e 90 deles foram cometidos até agora em 2023, segundo o recente relatório "Nicarágua: Uma Igreja Perseguida?

Entre as agressões, o documento detalha a prisão injusta de dom Rolando Álvarez, desde fevereiro. Também relata 32 freiras expulsas do país, 7 prédios de igrejas confiscados pelo regime e vários meios de comunicação fechados.

Confira também: