Dom Nuno Almeida foi nomeado hoje bispo de Bragança-Miranda, em Portugal. A diocese estava vacante desde fevereiro de 2022, quando dom José Cordeiro foi transferido para a arquidiocese de Braga, da qual dom Nuno Almeida era, até então, bispo auxiliar.

“Estamos já convocados, através do caminho sinodal que estamos a percorrer, para um renovado empenho por comunidades mais fraternas e unidas, mais corresponsáveis e orgânicas, mais abertas e missionárias e a buscarmos sempre juntos (sinodalmente) caminhos pastorais mais fecundos e semeadores de esperança”, escreveu dom Nuno à diocese de Bragança-Miranda.

“Somos assim desafiados a contribuir para resolver os enormes problemas que as pessoas e as famílias têm de enfrentar na atualidade, ajudando-as a encontrar um projeto de vida feliz”, acrescentou.

Em sua mensagem, dom Nuno Almeida saúda as famílias e as comunidades, “os que mais sofrem e o que vivem momentos mais difíceis”, o clero e os religiosos, os seminaristas, os leigos, os jovens, aos quais incentivou a “participar com entusiasmo na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa”.

O bispo também dirigiu uma saudação aos “membros das diferentes Igrejas Cristãs e os crentes de outras religiões, cujo número tem vindo a aumentar com os fluxos migratórios recentes”. Disse esperar que “o acolhimento, o respeito e o diálogo possam ajudar a entender o contributo” que as tradições religiosas “podem oferecer à construção da justiça, da paz, da solidariedade entre povos e culturas e da Casa Comum da humanidade”.

Dom Nuno Almeida nasceu em 1º de agosto de 1962, em Sátão, diocese de Viseu. Entrou para o seminário em 1972 e foi ordenado sacerdote em 19 de outubro de 1986. Em 1996, terminou a licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, com uma tese sobre “O Diálogo com os não crentes”. Em 2016, concluiu o doutorado na Universidade Salesiana de Roma, com tese sobre “Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl”.

Foi nomeado bispo auxiliar de Braga em novembro de 2015 e recebeu a ordenação episcopal em janeiro de 2016. Seu lema episcopal é “Estou entre vós como aquele que serve (Lc 22,27)”.

Na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) integrou à Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, de 2020 a 2023. Em abril deste ano, foi eleito presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, para o triênio 2023-2026.

Confira também: