Centro de Acolhida e Integração Santa Dulce dos Pobres, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba (PR) que recebe migrantes, refugiados e apátridas em situação de extrema vulnerabilidade será reinaugurado amanhã, 19 de maio pela Cáritas da arquidiocese de Curitiba (PR).

A reinauguração do espaço de acolhida acontecerá às 14h30 com a presença do arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo.

Os migrantes auxiliados pela Cáritas da arquidiocese de Curitiba têm moradia por três meses, além de serem encaminhados para cursos de português, vagas de empregos, acesso aos serviços públicos de assistência social, educação, saúde, jurídicos, entre outros.

Segundo o Painel de Interiorização (Governo Federal, ACNUR e OIM), Curitiba é a cidade que mais recebeu refugiados e migrantes venezuelanos pelo programa de interiorização da Operação Acolhida do Governo Federal, cerca de 6 mil pessoas. Além de acolher migrantes de outros países, como a Ucrânia, Afeganistão, Haiti e Cuba. A pesquisa também mostra que o Paraná acolheu 18 mil pessoas pelo mesmo programa, sendo o segundo Estado com maior número de migrantes em seu território.  

A Cáritas da Arquidiocese de Curitiba faz parte da Cáritas Brasileira, órgão da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) e realiza ações de promoção da vida em várias regiões do país. Ela está há dois anos em Curitiba e atua especialmente nas áreas de migração e refúgio, auxiliando estas pessoas nos processos legais de regularização migratória, solicitações de refúgio, residência e encaminhamentos para serviços públicos.

 

Confira também: