O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, O.F.M., foi eleito ontem (17) presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM). Spengler, que também é presidente da Conferência Episcopal de Bispos do Brasil (CNBB), foi escolhido durante a 39ª assembleia geral ordinária do CELAM que ocorre em Aguadilla, Porto Rico, entre os dias 16 e 19 de maio.

 

O CELAM reúne 22 conferências episcopais e foi fundado em 1952 pelo papa Pio XII a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe, sendo dividido em quatro regiões: América Central e México, Caribe, Países Bolivarianos e Cone Sul da América do Sul.

 

O arcebispo de Maracaibo, Venezuela, dom José Luis Azuaje Ayala, e o arcebispo do Panamá, dom José Domingo Ulloa Mendieta, O.S.A, foram eleitos primeiro e segundo vice-presidentes. O bispo auxiliar de Cuzco, Peru, dom Lizardo Estrada, O.S.A, é o novo secretário-geral e o bispo de São Pedro de Macorís, República Dominicana, dom Santiago Rodríguez, foi eleito presidente do conselho de assuntos econômicos do CELAM.

Confira também: