O santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria (MG) recebeu o título de basílica menor do papa Francisco na segunda-feira (15). O pedido de elevação do santuário que completa 153 anos neste ano, foi realizado em 2019, pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto.

“Estamos muito felizes porque é a terceira basílica da arquidiocese. E para uma arquidiocese do interior do Estado, é uma conquista importante, principalmente pelo reconhecimento da fé do nosso povo”, disse a diocese de Uberaba à ACI Digital.

O Decreto Domus ecclesiae da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos diz que a basílica menor é uma igreja “dotada de especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que pode ser agraciada pelo sumo pontífice” com este título. Ela “deve ser dedicada a Deus com rito litúrgico e ser centro de atividade litúrgica e pastoral da diocese, sobretudo para as celebrações da Santíssima Eucaristia, da Penitência e dos demais sacramentos”, sendo “exemplar na preparação e desenvolvimento, na fiel observância das normas litúrgicas e com a participação ativa do povo de Deus”. Além disso, a basílica menor precisa ter “certa reputação em toda a diocese”.

A arquidiocese de Uberaba já tinha as basílicas do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, em Sacramento (MG), e Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba (MG).

Segundo a arquidiocese, com o título de basílica a igreja Nossa Senhora da Abadia cria um “vínculo com a igreja de Roma e com o santo padre, além de ser exemplo e testemunho de fé, promovendo um centro particular de ação litúrgica e pastoral na arquidiocese, e na cidade de Romaria” e passa a “ser um centro de irradiação do Evangelho através da liturgia, pastoral e formação”, além de “propagar os documentos papais e da Santa Sé”.

A missa de instalação do santuário de Nossa Senhora da Abadia à basílica menor ainda não tem data marcada.

 

Confira também: