O Arcebispado de Lima convocou para abril próximo um grande Congresso Acadêmico Internacional que contará com a presença dos presidentes da Conferências Episcopais da América Latina e o Caribe, para comemorar os 400 anos do trânsito à glória do Pai de Santo Toríbio de Mogrovejo, Patrono do Episcopado Latino-americano.

O I Congresso Acadêmico Internacional "Toribio de Mogrovejo: Missionário, Santo e Pastor" contará com a presença de um legado papal e está dirigido a pessoas do mundo acadêmico e intelectual da cidade, assim como a sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis em geral que queiram aprofundar no ensino e exemplo de santificação de quem fora o segundo Arcebispo de Lima.

O encontro será no Auditório do Colégio de Santo Agostinho, na capital peruana de 23 a 28 de abril, e incluirá um concerto de música barroca peruana.

Entre as conferências magistrais previstas no programa figuram "A contribuição de Santo Toribio à formação do Peru", do Dr. José Agustín de la Ponte e Candamo; "Santo Toríbio, Modelo de Pastor na Igreja de seu tempo (Munus Regendi)", do R.P. Dr. Fidel Gonzáles; "Espiritualidade e Santidade de Toribio de Mogrovejo no contexto de seu tempo (Munus Santificandi)", de la Pfssa. Francesca Cantú; e "O magistério de Toribio de Mogrovejo. Sua teologia e o III Concilio Limense", de. Josep-Ignasi Saranyana

Na quinta-feira 27 de abril haverá a celebração solene da festividade de Santo Toribio de Mogrovejo na Catedral de Lima com a procissão das relíquias do Arcebispo e uma Missa presidida pelo legado pontifício para o evento.

Outros atos

Além do Congresso Acadêmico, o Arcebispado está organizado colóquios e conferências sobre o Congresso, como "Toríbio em Contexto: Manhãs de estudo na Pontifícia Universidade Católica do Peru", nos dias 25, 26 e 28 de abril; colóquios sobre "Toribio de Mogrovejo e o contexto histórico do Peru dos inícios da época colonial"; "O magistério de Toribio e o contexto eclesial: conseqüências eclesiásticas dos Concílios Limenses"; "Toribio de Mogrovejo e o contexto cultural do Peru: evangelização e cultura.

Do mesmo modo, serão publicados folhetos, livros e materiais acadêmicos, além de mostras pictóricas e documentários em comemoração ao santo. Por exemplo, durante o mês de abril na Biblioteca nacional será exibida uma mostra dos escritos mais importantes sobre Santo Toribio de Mogrovejo, e outras mostras artísticas na Catedral de Lima e no Museu Pedro de Osma.