Um novo filme da EWTN Irlanda foi exibido no Vaticano e recebeu uma bênção do papa Francisco no início deste mês. "A fé de nossos Pais" conta a história de um padre católico que evangelizou escondido durante os séculos XVI e XVII.

O filme retrata os esforços da comunidade para protegê-lo enquanto ele ministrava aos fiéis e celebrava missas ao ar livre durante a era das Leis Penais na Irlanda, que marginalizavam principalmente os católicos e quaisquer dissidentes da Igreja da Irlanda depois da invasão da Irlanda pela Inglaterra protestante.

Aidan Gallagher, diretor da EWTN Irlanda, falou à EWTN News Nightly, sobre o lançamento do filme.

Gallagher disse que durante a época penal, a educação e a doutrina católicas foram proibidas, a missa foi proibida e o gaélico, idioma local irlandês, foi proibido. Os católicos também foram proibidos de ocupar cargos públicos.

Embora isso tenha ocorrido há centenas de anos, Gallagher disse que vê muitas semelhanças com os dias de hoje.

“Decidimos criar esta peça em particular porque ela tem muitas correlações e relações com os dias de hoje”, disse durante a entrevista.

O filme foi exibido no dia 2 de maio na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Os participantes de várias partes do mundo, incluindo Índia, Paquistão e Emirados Árabes Unidos, deram suas opiniões e testemunhos de experiências semelhantes em seus países.

“Foi quase como um teste do conceito, por assim dizer, porque muitas pessoas se aproximaram para dizer: 'Este filme pode se passar nos tempos penais de centenas de anos atrás na Irlanda, mas ainda estamos experimentando isso em nosso país hoje'”, disse Gallagher.

Para ele, o filme é também inspirador por mostrar que “embora o mal tente extirpar a manifestação de Cristo, na sua Igreja, através do santíssimo sacramento da Missa, ocorre o que o Senhor disse: 'Pedro, tu és a rocha e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela'”.

"E foi isso que aconteceu na Irlanda e é por isso que acho que tantas pessoas vieram até nós, principalmente desses países, e expressaram sentimentos tão positivos", disse.

Um mês antes da exibição do filme em Roma, Gallagher enviou ao papa Francisco uma carta pedindo uma bênção para o filme. Sua carta falou sobre a relevância do filme hoje, pois apesar de se passar no século XVII, os cristãos em todo o mundo continuam sendo perseguidos por sua fé.

A carta também dizia que uma bênção papal ajudaria no sucesso do filme e na propagação da fé em todo o mundo.

Gallagher recebeu uma bênção do papa Francisco após a audiência geral do dia 3 de maio.

“Foi uma ocasião muito abençoada para mim pessoalmente e para toda a missão da EWTN Irlanda”, disse.

“O Espírito Santo é o que precisamos para espalhar esta mensagem de verdade, espalhar esta mensagem de compromisso com a fé católica, particularmente nestes tempos modernos, então foi uma coisa muito, muito forte para nós e graças a Deus por isso”, concluiu Gallagher.

Confira também: