O santuário de Fátima, Portugal, lançou um site para “ajudar os jovens que pretendem” ir a Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa. O objetivo é disponibilizar informações para o peregrino se “planejar”, “conhecer o santuário e a mensagem de Fátima” e “rezar na Cova da Iria”. O lançamento aconteceu no dia da padroeira Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio.

Segundo o reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, o site www.jmj2023.fatima.pt vai reunir propostas pastorais para os “jovens poderem ‘viver Fátima na JMJ’, tais como: um itinerário do peregrino jovem e caminhos pedonais, em que os jovens, acompanhados pela memória de alguns protagonistas do acontecimento e da mensagem de Fátima, poderão fazer a experiência da peregrinação a pé”.

“Fátima é uma etapa da peregrinação da Jornada Mundial da Juventude”, disse em vídeo de boas-vindas ao site o bispo emérito de Leiria-Fátima e membro do dicastério para os Leigos, Família e Vida, cardeal António Marto. “Aqui, tereis um lugar onde podeis viver um momento de graça, de recolhimento, de quem fala a sós, coração a coração, com a Mãe”, acrescentou.

Para bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), dom José Ornelas, Fátima será “certamente um lugar de passagem para muitas e muitos dos jovens de todo o mundo”. “Por aqui vão passar aqueles que vêm nas pré-jornadas peregrinar pelas nossas dioceses. Por aqui passaram os peregrinos de todo o mundo que vão e vêm buscar na Mãe, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja que vêm buscar caminhos novos para a sua vida. Maria espera-os, aqui (…) e Maria há de guiar também estes peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude”, disse também em vídeo.

O site é dividido nas seções planejar, peregrinar, conhecer e rezar. Segundo o santuário de Fátima, na seção planejar “são apresentados locais onde os jovens poderão ficar alojados em Fátima, durante a JMJ 2023, assim como informações sobre refeições e reservas de salas”. Também é apresentada a localização “Aldeia Jovem”. Trata-se de um espaço que estará preparado para reforçar o acolhimentos aos grupos de jovens que irão ao santuário.

Na seção peregrinar, são apresentados seis caminhos de peregrinação propostos pelo santuário, cada um associado a um tema ligado à mensagem de Fátima. São eles: caminho com santa Jacinta Marto, caminho com são Francisco Marto, caminho com a Senhora do Rosário, caminho com a Irmã Lúcia de Jesus, caminho com o Imaculado Coração de Maria e caminho com o Anjo da Paz.

No menu conhecer, é apresentada informação sobre a mensagem de Fátima e os espaços do Santuário e, no menu rezar, são apresentados os horários das celebrações para o período da JMJ 2023.

O site também conta com notícias de Fátima relacionadas diretamente com os jovens e a JMJ Lisboa 2023, podcasts e vídeos com o encontro mundial de jovens como pano de fundo.

Inicialmente, a página está apenas em português. Mas, segundo o santuário, em breve será disponibilizada também em inglês.

Confira também: