O Papa Francisco e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontraram no Vaticano hoje (13). O encontro, o primeiro desde que a Rússia invadiu o território ucraniano há mais de 14 meses, durou cerca de 40 minutos.

Os dois se encontraram em um pequeno escritório na Aula Paulo VI, perto da residência do papa Francisco no Vaticano.

Francisco recebeu Zelensky na porta do edifício. Os dois apertaram as mãos e o presidente ucraniano colocou a mão no coração e disse, em inglês, “grande honra”.

A Sala de Imprensa da Santa Sé disse que Francisco e Zelensky falaram sobre a situação humanitária e política na Ucrânia em meio ao conflito.

“O Papa garantiu suas constantes orações, evidenciadas por seus muitos apelos públicos e contínuas invocações ao Senhor pela paz desde fevereiro do ano passado”, disse a assessoria de imprensa. “O Papa enfatizou particularmente a necessidade urgente de ‘gestos de humanidade’ para com as pessoas mais frágeis, as vítimas inocentes do conflito”.

Os presentes de Zelensky para Francisco foram uma pintura da Virgem Maria com o Menino intitulada “Loss 2022-58”, sobre a morte de crianças no conflito, e uma colagem feita de placa à prova de balas, madeira e tinta de uma série chamada “Proteja o Defensor.” A colagem também traz uma imagem da Virgem Maria.

O presidente ucraniano passou no total cerca de uma hora no Vaticano.

Ele também conversou com o ministro das Relações Exteriores da Santa Sé, o arcebispo Richard Gallagher. Ambos conversaram em inglês na presença do embaixador da Ucrânia junto à Santa Sé, Andrii Yurash.

Na manhã de sábado, Zelensky se reuniu com o presidente italiano Sergio Mattarella e, depois, com a primeira-ministra Giorgia Meloni.

Meloni e Zelensky deram uma coletiva de imprensa conjunta de quase 30 minutos à tarde, antes de o presidente ucraniano seguir para o Vaticano para seu encontro com o Papa Francisco.

“Estamos apostando na vitória da Ucrânia”, disse Meloni na entrevista coletiva. “Continuaremos a fornecer apoio, incluindo apoio militar, para que a Ucrânia possa chegar às negociações com uma posição sólida.”

Zelensky agradeceu a Meloni por recebê-lo na Itália e por dar abrigo aos cidadãos ucranianos durante a guerra.

Meloni disse que a Itália foi a primeira parada de Zelensky em uma turnê pela Europa neste mês.

O presidente ucraniano está programado para aparecer ao vivo em um dos canais de televisão estatais da Itália, Rai1, durante uma edição especial do programa “Porta a Porta” na noite de sábado.

Confira também: