A Igreja Católica tem muitos testemunhos de mães santas cujos filhos também foram santos.

1. Santa Ana e a Santíssima Virgem Maria

Santa Ana, mãe da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem Maria, não é só um exemplo de uma santa mãe, mas também de uma santa avó, cujo neto é o próprio Jesus.

Mais informações sobre Santa Ana AQUI.

2. Santa Mônica e santo Agostinho de Hipona

Muita gente sabe que foi pelas orações fervorosas de Santa Mônica que seu filho rebelde que virou Doutor da Igreja se tornou o santo que conhecemos hoje.

Santa Mônica rezou por ele sem parar e, pouco a pouco, Cristo respondeu às suas orações. Santo Agostinho teve uma conversão de coração e a partir desse momento dedicou sua vida a Deus.

Esta é a prova do que é uma boa mãe e do que muita oração pode fazer por um filho rebelde.

Mais informações sobre Santa Mônica AQUI.

3. Santa Zélia Guérin e santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Maria Zélia e seu esposo são Luís tinham uma fé profunda que inspirou suas 5 filhas a ingressarem na vida religiosa.

Sem dúvida, o amor que existia em sua família para com Deus gerou grande devoção e abriu caminho para a vida virtuosa de santa Teresinha, que foi nomeada Doutora da Igreja.

Mais informações sobre Santa Maria Zélia Guérin AQUI.

4. Santa Silvia de Roma e são Gregório Magno

Santa Silvia e seu esposo, que mais tarde entrou na vida monástica, construíram em sua casa uma capela dedicada a são Sabas, que depois foi ampliada para se tornar um mosteiro. O filho de santa Silvia de Roma foi são Gregório, que se tornou papa e um dos maiores líderes da Igreja.

5. Santa Felicidade e seus 7 filhos mártires

Santa Felicidade teve 7 filhos, todos mártires. Ver todos os seus filhos torturados e martirizados por seguirem a Cristo deve ter sido um sofrimento para ela. Logo depois, ela os acompanhou na morte e na vida eterna.

Mais informações sobre santa Felicidade AQUI.

6. Beata Joana de Aza e são Domingos de Gusmão

Santa Joana de Aza tinha dificuldades para engravidar. Por isso rezou a Deus e pediu a intercessão de são Domingos de Silos. Suas orações foram ouvidas e em gratidão, deu ao seu filho o nome de Domingos.

Mais em

Uma noite, Joana sonhou que dava à luz um cachorro com uma tocha na boca que corria pelo mundo. O sonho a assustou e ela foi a um mosteiro consultar um monge, que lhe disse: “Não se preocupe, senhora. A tocha acesa representa a palavra de Deus. Como o cachorro, seu filho vai sair por todo o mundo anunciando”.

Essa história, junto com a piedade de Joana, deve ter inspirado seu filho Domingos a se dedicar ao Senhor. Ele fundou a Ordem dos Pregadores e ajudou a deter a disseminação da heresia albigense, que havia feito incursões perigosas no cristianismo de sua época.

7. Margarita Occhiena (venerável) e são João Bosco

Margarita foi mãe de um santo amado por milhões de pessoas. Trabalhando ao lado do filho, Margarita cuidava para que as crianças de rua acolhidas por dom Bosco fossem bem atendidas e cuidadas.

8. Beata Ortolana de Assis e suas filhas santa Inês e santa Clara de Assis

Ortolana era uma mulher de grande virtude e piedade cristã, costumava fazer longas peregrinações a Bari, Santiago de Compostela e Terra Santa. Apesar de sua grande piedade, separar-se de suas duas filhas para que seguissem são Francisco de Assis não deve ter sido fácil.

Suas filhas Clara e Inês fundaram a Ordem das Pobres Damas de São Damião, conhecidas como Clarissas.

Confira também: