Hoje (12) é dia do beato Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de são Josemaria Escrivá à frente da Opus Dei. Portillo exortava as pessoas a recorrerem a Nossa Senhora, a quem descreveu como a "Onipotência de intercessão".

Num encontro em Boston, EUA, em 1988, o beato Álvaro del Portillo explicou este poder especial de Maria, dizendo que quando ela implora a Deus que lhe conceda algo, “Jesus não pode dizer não à sua Mãe”.

Para dar um exemplo disso, o beato reflete sobre a passagem evangélica das Bodas de Caná, na qual Maria faz seu Filho notar que os noivos não têm vinho. A isso Jesus responde dizendo que Ele não tinha nada a ver com isso.

Para o beato Álvaro, Cristo dá esta resposta “para que saibamos compreender a potência, o poder da Mãe de Deus”. Em seguida, diz que a Virgem imediatamente ordenou aos servos: “Fazei o que Ele vos disser”.

“E ela continua dizendo a mesma coisa para nós, que fazemos o que Jesus nos pede. E Jesus fez o primeiro milagre. E fará tantos milagres nas nossas almas se recorrermos a Maria”, disse o primeiro sucessor de são Josemaria Escrivá.

Por fim, o beato nos incentiva a amar muito a Mãe de Deus, porque "ela é a boa Mãe que temos no céu e que nos alcança tantas graças, tantas graças de Deus!"

São João Paulo II, que participou do velório de Álvaro del Portillo, também falou da "onipotência de intercessão" de Maria.

Na audiência geral de 2 de maio de 1979, sobre a Mãe de Cristo Ressuscitado, o papa disse: "A revelação do poder divino do Filho mediante a Ressurreição é, ao mesmo tempo, revelação da ‘omnipotência de intercessão’ (omnipotentia supplex) de Maria diante deste Filho”.

Beato Álvaro del Portillo

Álvaro del Portillo (1914-1994) entrou na Opus Dei em 1935. Foi consultor de vários dicastérios da Cúria Romana e participou do Concílio Vaticano II. Ele também tinha uma estreita amizade com são Paulo VI.

Com a morte do seu grande amigo são Josemaria Escrivá, em 1975, assumiu o comando da Prelazia da Opus Dei até morrer em 23 de março de 1994.

Confira também: