Para celebrar o Dia das mães, o Convento da Penha (ES) vai realizar no sábado, 13 de maio, a 67ª edição da Romaria das mães, no campinho do Convento. Em 2022, cerca de 4 mil pessoas participaram do evento, a maioria do interior do Estado do Espírito Santo.

A Romaria das Mães começou em 1956. As mulheres do interior do Estado do Espírito Santo iam à capital no sábado que antecedia o Dia das Mães para comprar os presentes das Mães e aproveitavam para ir ao Convento da Penha homenagear Nossa Senhora da Penha com flores.

O guardião do Convento, frei Djalmo Fuck disse que “às vezes os filhos ficam se perguntando ‘que presente posso dar para minha mãe?’” e “quase sempre” presenteiam “com coisas materiais”. Ele diz ter certeza de “que os filhos que convidarem as mães para uma visita ao Convento, vai ser um presente inesquecível, tanto para elas, como para Nossa Senhora”.

“Agora é a nossa vez, já que as mães sempre rezam por seus filhos, nós somos convidados a rezar pelas nossas mães”, expressou o frei.

O religioso também lembrou que “todos os dias é dia de recordar o exemplo e a vida das nossas mães”, e que “muitos filhos” vêm ao Convento “para rezar pelas mães, avós, tias e rezam também por aquelas que já partiram”.

“Estando no Convento da Penha, as pessoas sentem o consolo de Deus, o conforto de colo de mãe, a ternura daquela que nos abraça, nos ama, nos revigora e nos quer próximos dela. Os filhos que recordam com esperança e gratidão as mães falecidas, com certeza vão sentir esse abraço materno de Nossa Senhora”, enfatizou.

A romaria inicia às 14h no portão principal de acesso ao Convento. Os fiéis vão percorrer um uma distância de 1,5km até o campinho do Convento. A partir das 15h haverá um momento de animação e acolhida das mães. Às 16h, o guardião do Convento, frei Djalmo Fuck vai celebrar a Santa Missa. Ao final da celebração acontecerá a tradicional bênção das rosas.

 

Confira também: