Uma coletiva de imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou as iniciativas da fase de preparação e os passos significativos para o Ano Jubilar de 2025, cujo tema é "Peregrinos da Esperança".

O site do Jubileu 2025, iubilaeum2025.va, á está ativo e disponível em nove idiomas. O aplicativo do peregrino está ativo para Android e IOS.

As redes sociais do Jubileu estarão ativas a partir de setembro. Através do site e do App será possível ingressar em uma plataforma para se inscrever e obter a “Credencial do Peregrino”.

“É uma janela para o Jubileu ágil e facilmente utilizável por todos, adolescentes, jovens e adultos. Na página inicial há um vídeo de apresentação”, informou monsenhor Graham Bell, subsecretário do Dicastério para a Evangelização, seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo. "A partir de setembro, clicando no botão 'Participar' será possível se inscrever nos eventos e na peregrinação à Porta Santa. Enquanto a plataforma de inscrição na página inicial não estiver ativa, o vídeo de apresentação será encontrado”.

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, dom Rino Fisichella, apresentou o calendário dos grandes eventos jubilares, os processos ativados e os objetivos já alcançados na fase preparatória, com a participação das quatro comissões organizadoras.

O ano anterior, 2024, será dedicado à oração a pedido do papa Francisco. A Igreja caminha rumo ao Jubileu com a intenção de promover a centralidade da oração pessoal e comunitária.

Para fisichella, "o Jubileu de 2025 fala de esperança, da alegria de encontrar o Senhor Jesus ressuscitado" também nesses lugares onde as pessoas "sofrem": hospitais, prisões, restaurantes populares.

Depois da coletiva de imprensa, dom Fisichella disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI: “para nós crentes, esperar é a capacidade de olhar para o futuro com a certeza de que o Senhor está próximo de nós. O Jubileu é uma ocasião para todos nós sermos peregrinos da esperança”.

Após a coletiva de imprensa, dom Fisichella disse que o evento de 2025 “é um Jubileu no qual queremos velar pela paz no mundo e pelo sofrimento de quem está em uma condição difícil”

Para a data de abertura e de encerramento, deve ser publicada a bula de convocação do Jubileu na Festa da Ascensão, em 9 de maio de 2024, como manda a tradição.

O Jubileu ordinário começará com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro em dezembro de 2024.

Dom Fisichella também apresentou o trabalho da Comissão Cultural criada para contribuir com o desenvolvimento de atividades para peregrinos que combinam beleza, fé e caridade.

A comissão planejou uma exposição de obras do artista renascentista espanhol El Greco, a ser realizada em setembro para lançar oficialmente as iniciativas culturais e ajudar os visitantes a refletir sobre o tema da "esperança em Cristo".

“Na exposição será possível admirar um tríptico teológico, composto por três obras-primas de El Greco, como O Batismo, Cristo Abraçado à Cruz e O Salvador abençoando”, disse dom Fisichella.

“Desejamos, tanto quanto possível, que essas exposições sejam gratuitas, a fim de favorecer a participação dos cidadãos na contemplação da beleza”, disse Fisichella.

Também já foi escolhido o vencedor do concurso internacional para o hino do Jubileu 2025, cujo nome foi anunciado durante a coletiva de imprensa. “Trata-se do professor Francesco Meneghello, de Mantova”, disse dom Fisichella. Ele foi escolhido entre 270 participantes de 38 países.

A letra do hino foi escrita pelo professor Pierangelo Sequeri, teólogo e musicólogo.

Por ocasião desta coletiva, a Pontifícia Capela Sistina gravou uma primeira edição do hino que foi previamente apresentado à imprensa em Roma.

Ponto de informação do Jubileu em Roma

Mais em

Na quinta-feira, 1º de junho, também será inaugurado o Centro do Peregrino - Ponto de Informação do Jubileu na Via della Conciliazione 7, onde peregrinos e turistas poderão solicitar informações sobre como participar, se tornar voluntários ou organizar sua própria peregrinação em 2025.

Confira também: