Hoje (10) é dia de são João de Ávila. Em uma de suas homilias sobre a Virgem, o padre dá cinco conselhos para que a Mãe de Deus visite a casa e o coração.

Em 7 de outubro de 2012, o papa Bento XVI assinou uma carta apostólica sobre são João de Ávila (1499-1569) declarando-o Doutor da Igreja. Nela, recorda que são Paulo VI propôs o sacerdote espanhol como “modelo de pregação e direção das almas”.

Ele também disse que santo Inácio de Loyola o queria como membro dos jesuítas, foi o guia espiritual de são João de Deus —que fundou a Ordem Hospitaleira— e um amigo influente do reformador franciscano são Pedro de Alcântara.

A carmelita santa Teresa d’Ávila lutou para que o manuscrito de sua vida chegasse ao chamado “Padre Mestre Ávila”. O ensino de são João de Ávila também ajudou são João da Cruz, são Francisco de Borja, são João de Ribera e santo Tomás de Villanueva.

Para Bento XVI, “a doutrina do Mestre João de Ávila contém, indubitavelmente, uma mensagem segura e duradoura, e é capaz de contribuir para confirmar e aprofundar o depósito da fé, iluminando até novas perspectivas doutrinais e de vida”.

No site de são João de Ávila do Escritório para as Causas dos Santos da Conferência Episcopal Espanhola há um trecho do chamado Sermão 66 do santo, no qual ele reflete sobre a visitação de Maria a sua prima Isabel.

1. Imitar a sua humildade

São João descreve como Maria, tendo concebido o Filho de Deus, não hesitou em ir servir. Por isso, incentiva todos a imitarem sua humildade. "Quem tem Deus é conhecido pela humildade", diz o santo, e adverte contra acreditar que há sinais de santidade quando falta essa virtude.

2. Nunca andar sozinho

O Doutor da Igreja diz que “a Virgem nunca andava sozinha”, porque as suas virtudes a acompanhavam, que a tornavam mais bela que todo o ouro. Ela carrega Cristo em seu ventre "para dá-lo à casa onde entrar". Por isso, motiva a tê-la como companheira dizendo: “Que bem não fará aquela que tem Deus em si?”

3. Lembrar-se de Deus

São João então pergunta à Virgem: "O que faremos para trazê-la para a nossa casa, para que você possa nos consolar, e nosso menino se alegre e nossos corações se iluminem?" E responde dizendo que Nossa Senhora foi à casa de Zacarias, nome que significa “aquele que se lembra de Deus”. “Lembrar de Deus é lembrar de seus mandamentos”, diz.

4. Servir aos outros

O santo sacerdote diz que Maria "não vai para falar, não vai para andar pelas ruas, não vai para mostrar suas roupas e beleza, mas para servir" a sua velha e necessitada prima. São João de Ávila recomenda imitar a Virgem e ajudá-la com a oração e “nossa penitência” para sentir o “proveito de sua visitação”. 

5. Ser sempre gratos

Por fim, conclui com a seguinte exortação: “Sejamos-lhe gratos, e Ela dará graças a Deus pelos bens que nos faz, estará conosco até que o nosso Menino nasça, auxiliando as boas intenções para que venham em obra, aqui pela graça e depois na glória, ad quam nos perducat (à qual nos conduzirá). Amém".

Confira também: