Durante a audiência geral com a presença do patriarca copta-ortodoxo de Alexandria, Tawadros II, o papa Francisco mencionou são João de Ávila, padroeiro do clero secular espanhol, proclamado Doutor da Igreja pelo papa Bento XVI em 2012, cuja festa é celebrada hoje (10).

"Peçamos ao Senhor, por intercessão dos santos pastores da Igreja - como são João de Ávila, cuja memória celebramos hoje - que nos ajude a ampliar sempre os horizontes da nossa missão e nos fortaleça para amá-lo e servi-lo em toda circunstância”, disse o papa.

Tawadros II está em Roma a convite de Francisco para comemorar juntos os 50 anos do encontro entre são Paulo VI e o papa Shenouda III em maio de 1973, após o qual começou um diálogo e um caminho comum entre as duas Igrejas.

Depois de comemorar a amizade copta-católica de ambos, o papa Francisco saudou os peregrinos presentes na praça de São Pedro como de costume, apesar da chuva.

Francisco falou que no próximo sábado, 13 de maio, celebra-se a memória de Nossa Senhora de Fátima. "Vamos aceitar o seu convite e rezar o terço pela paz no mundo neste mês", pediu.

O papa encorajou os peregrinos de língua portuguesa, a "tomar a Virgem Maria como modelo e estímulo para suas vidas".

“A sua paz e coragem estavam apoiado nesta certeza: «Nada é impossível a Deus». Como Ela, possam os vossos corações encontrar conforto na graça de Deus".

Francisco concluiu pedindo que os fiéis rezem o terço durante o mês de maio e peçam pela "martirizada Ucrânia", especialmente "pelas mulheres e crianças aflitas pela guerra".

Confira também: