Os dois padres católicos que foram sequestrados na Nigéria em 29 de abril foram libertados.

Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, o padre Chochos Kunav, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, e o padre Ralph Ogigba, pároco da Igreja de São Francisco em Agbara Otor, na diocese de Warri, foram libertados na tarde da quinta-feira (4).

A diocese de Warri informou à Fides que os padres "estão em bom estado de saúde, mas foram internados no hospital para exames".

"Agradecemos a todos aqueles que rezaram pela pronta libertação dos dois sacerdotes", acrescentou.

Segundo a mídia local, os sequestradores teriam exigido um resgate para libertar os padres.

Há alguns anos, no entanto, a Conferência Episcopal Nigeriana declarou formalmente que nenhum resgate será pago pela libertação de padres e religiosos.

A Nigéria vem lutando contra uma onda de violência perpetrada por gangues, cujos membros fazem ataques indiscriminados, sequestros para resgate e às vezes assassinatos.

Padres católicos e comunidades cristãs são frequentemente alvos dessa violência, perpetrada também por pastores Fulani, nômades muçulmanos.

A nação da África Ocidental também sofre desde 2009 com a insurgência do Boko Haram, um grupo que quer converter a Nigéria, o país mais populoso da África, em um país islâmico.

Confira também: