O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, vai celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima no santuário mariano de Portugal. Nos dias 12 e 13 de maio, ele estará à frente da peregrinação aniversária internacional, recordando a primeira aparição da Virgem Maria aos pastorinhos em 1917.

O cardeal Parolin celebrou a peregrinação de outubro de 2016, às vésperas da visita do papa Francisco ao santuário de Fátima, em 2017, no centenário das aparições. Segundo o santuário, Francisco também é aguardado na Cova da Iria em agosto deste ano, quando estará em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A peregrinação internacional aniversária deste mês de maio também estará ligada à JMJ Lisboa 2023. Terá o mesmo tema da jornada, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, e a presença dos símbolos da JMJ, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Até o momento, segundo o santuário, 73 grupos já se inscrevem para a peregrinação internacional aniversária em Fátima, sendo 26 portugueses e 47 estrangeiros. Entre os estrangeiros, há oito grupos da Itália, sete da França, seis da Alemanha, quatro do Brasil, três da Polônia, três dos EUA, dois de Cabo Verde e um de Vietnã, Venezuela, Suíça, Reino Unido, México, Espanha, Eslovênia, El Salvador, Coreia do Sul, Congo, China, Canadá, Bélgica e Irlanda.

O programa da peregrinação internacional aniversária começará às 21h30 do dia 12 de maio, com a oração do terço, seguido pela procissão das velas e a celebração da Palavra, no altar do Recinto.

Antes de se iniciar o terço, os símbolos da JMJ descerão até à capelinha desde o topo norte do Recinto e permanecerão no santuário até ao final da missa internacional, no dia 13.

Durante a noite e na madrugada do dia 13, os símbolos estarão na vigília jovem, na basílica de Nossa Senhora do Rosário. Às 2h, acompanharão a via-sacra jovem no Caminho dos Pastorinhos até o Calvário Húngaro.

No dia 13, haverá a procissão eucarística no recinto de oração, às 7h, oração do terço, às 9h, e missa internacional, às 11h. A peregrinação termina com a procissão do adeus e a consagração a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Confira também: