Hoje (6) a Igreja Católica celebra a festa de são Domingos Sávio, aluno de são João Bosco. Em muitas ocasiões, o fundador dos Salesianos recomendou rezar certas orações dedicadas ao santo adolescente para pedir cura.

No volume 6 das Memórias Biográficas de Dom Bosco (MB), um conjunto de 19 livros sobre a vida do santo, é narrada a história de Eduardo Donato, aluno do oratório. Ele tinha graves problemas nos olhos. Para que ele se recuperasse, foi enviado para sua cidade, mas nem mesmo com os cuidados dos melhores especialistas ele conseguiu se curar.

O sofrimento dele era tão grande que Eduardo vivia em um quarto escuro. No entanto, de vez em quando se encontrava com dom Bosco para conversar e ter um pouco de ânimo em meio a sua doença.

Uma noite, o menino ficou com seus companheiros e enquanto todos cantavam, ele ficou triste com o rosto entre as mãos. São João Bosco se aproximou dele e, dando-lhe um tapinha no ombro, disse:

“Será que não é possível te livrar deste mal? É preciso acabar com ele de uma vez. Vamos agarrar Domingos Sávio pelos cabelos e não vamos soltá-lo enquanto não obtivermos de Deus a tua cura”.

Eduardo olhou esperançoso para dom Bosco, mas ele não respondeu. Então o fundador da Família Salesiana lhe disse: “Reze todos os dias esta novena (era a noite do primeiro dia da novena da Imaculada Conceição) a Domingos Sávio para que ele interceda por você e para que esta graça chegue até você. Tente viver de tal maneira que você possa receber a Comunhão todas as manhãs. À noite, antes de dormir, dirás assim: "Domingos Sávio, rogai por mim" e acrescentarás uma Ave-Maria".

Eduardo Donato prometeu seguir literalmente esta prática de fé e dom Bosco disse-lhe que também se lembraria dele na missa.

As MB dizem que Eduardo começou a sentir-se melhor a partir do primeiro dia da novena, e em mais alguns dias estava completamente curado. Donato não voltou a sofrer daquela estranha doença.

Uma novena especial

Dom Bosco recebia várias notícias de curas milagrosas que as pessoas obtinham por intercessão de Domingos Sávio. No volume 7 das MB, lê-se que o santo exortou os devotos de Domingos Sávio a fazerem uma novena especial, mas simples.

Consistia em rezar à noite "um Pai Nosso e uma Ave Maria em honra do Santíssimo Sacramento e uma Ave à Santíssima Virgem Maria, de quem Domingos Sávio era um grande devoto". Dom Bosco pedia para confiar na bondade do Senhor.