Amanhã (6) é a festa de são Domingos Sávio, e nesse mesmo dia será coroado o rei Carlos III da Inglaterra, que receberá pela primeira vez a bênção de um bispo católico. Este santo teve uma visão mística daquela nação e rezou para que aconteça.

No volume 5 das Memórias Biográficas, um conjunto de 19 livros sobre a vida de dom Bosco, narra-se que Domingos falou muito sobre o desejo que tinha de ver o papa antes de deixar este mundo. Dom Bosco perguntou ao seu discípulo o que era tão importante que ele queria dizer ao papa.

Sávio contou que queria dizer a ele que, apesar das tribulações que viriam, "não de deixe de trabalhar com particular cuidado pela Inglaterra".

"Deus está preparando um grande triunfo naquele reino", disse.

Dom Bosco perguntou-lhe por que dizia aquilo, e Domingos Sávio pediu-lhe que não contasse a ninguém o que ia dizer ao papa Pio IX.

O adolescente contou que um dia, depois de receber a Comunhão, tomou conta dele uma “forte distração”, que era como ele chamava as suas visões místicas.

Ele descreveu que estava em uma grande planície com muitas pessoas que caminhavam perdidas, no meio de uma densa escuridão. Alguém próximo a ele disse que era a Inglaterra.

De repente, Pio IX apareceu com uma “tocha esplendorosa”, caminhando no meio da multidão.

“À medida que avançava, as trevas desapareciam com o brilho da tocha e as pessoas eram inundadas com tanta luz como em pleno dia”, descreveu Domingos. “Esta luz, disse-me o amigo, é a religião católica, que deve iluminar a Inglaterra”, acrescentou dom Bosco.

Quando Sávio se despediu pela última vez de Dom Bosco, pouco antes de ir para casa, onde morreu, recordou a dom Bosco: "Se for a Roma, não se esqueça do encargo que te dei ao papa sobre Inglaterra”.

Algum tempo depois, dom Bosco teve que viajar para Roma e recebeu um convite para ir ao Vaticano. O papa queria que falasse com ele sobre seu trabalho em favor dos jovens. Ambos falaram de Domingos Sávio e dom Bosco contou-lhe sobre a visão de Domingos.

Pio IX, depois de ouvir a profecia, disse muito feliz que isso confirmava sua intenção de trabalhar firmemente em favor da Inglaterra, nação pela qual ele estava muito preocupado.

As Memórias Biográficas dizem que Domingos Sávio foi um “verdadeiro profeta”, pois naquela época a hierarquia eclesiástica de Roma foi restabelecida no Reino Unido e foi dada liberdade ao culto católico, bem como permissão para pregar, ensinar e construir igrejas. Aconteceu a conversão de pessoas muito importantes e influentes.

Uma coroação ecumênica

A aproximação entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana continua até hoje.

Amanhã (6), festa de são Domingos Sávio, espera-se que o arcebispo católico de Westminster, cardeal Vincent Nichols, dê uma bênção ao rei Carlos III durante sua coroação.

A procissão desta cerimônia será conduzida por algumas relíquias da cruz de Cristo doadas pelo papa Francisco.

Será um evento ecumênico histórico, pois nenhum bispo católico participou desse rito real desde o cisma do rei Henrique VIII no século XVI, quando ele se divorciou e se casou novamente, tornando-se a autoridade máxima da chamada Igreja da Inglaterra.

O cardeal Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, também estará na coroação como representante do papa Francisco, informou ontem (4) a sala de imprensa da Santa Sé.

Mais em

Confira também: