Como parte da celebração do mês de Maria, Kathleen Nichols, consagrada do Regnum Christi, publicou um vídeo com imagens da casa da Virgem Maria em Nazaré, na Terra Santa.

Num vídeo em espanhol, Nichols conta que a Basílica da Anunciação de Nazaré "está construída sobre a casa de Maria", esta última dividida em dois andares: a "parte alta, onde viveu José", e "a parte baixa”, onde “morava Maria, que é a zona da gruta”.

Nichols comentou que "os bizantinos construíram uma igreja em frente à gruta, conforme visto nos mosaicos". Tem muita importância “a pia batismal, que indica uma comunidade cristã muito viva”.

Kathleen Nichols, que também é mestre em Teologia e diretora do Encontro Anual para Mulheres em Magdala, falou que outro elemento muito significativo é uma inscrição que diz “Ave Maria” que se encontra junto à gruta. "Cita o Evangelho de Lucas, as palavras que o anjo disse a Maria: Ave Maria".

Não menos notável é o fato de Maria ter morado lá, então "isso nos diz que os primeiros cristãos estiveram aqui orando, neste mesmo lugar, que conservavam como importante e santo", disse Kathleen Nichols.

Finalmente, Nichols convidou a refletir sobre o anúncio do Anjo do Senhor a Maria, expressando uma oração para abrir a possibilidade de uma meditação mais profunda sobre este mistério de fé.

“Qual foi o último convite que Deus me fez? Como eu o escutei? Para o que me convidou? Aqui quero dizer como Tu, Maria, 'Faça-se'. Hoje mais do que ontem, que a vontade de Deus atue na minha vida e na vida das pessoas ao meu redor. 'Fiat', faça-se, vem, Senhor Jesus”, disse a consagrada.

Breve história da Basílica da Anunciação

A Basílica da Anunciação foi construída na década de 1960 para que os peregrinos pudessem visitar o local onde a Santíssima Virgem Maria pronunciou seu fiat à obra da redenção ao aceitar ser a Mãe de Deus.

Foi construída no local onde antes existiam sucessivamente três antigas igrejas e uma sinagoga.

A primeira igreja foi construída por José de Tiberíades no século V, mas a inscrição em homenagem à Virgem Maria pode ser mais antiga.

Os cruzados substituíram a igreja bizantina por uma catedral, que foi destruída em 1263 por Mamluk Baybars, o último sultão do Egito.

No ano de 1620 os franciscanos obtiveram a posse das ruínas, mas não foram autorizados a construir uma nova igreja até 1730, a mesma que foi ampliada em 1877 e demolida em 1955.

Graças às escavações realizadas em 1755, foram descobertas a gruta da Anunciação e parte da área externa da igreja bizantina, juntamente com os restos da sinagoga em frente a estas, na qual Jesus provavelmente ensinou.

Confira também: