A coroação do rei Carlos III no sábado (6) será um momento histórico tanto para a Igreja Católica quanto para a monarquia britânica, bem como para todo o Reino Unido.

 

Pela primeira vez desde a fundação da Igreja da Inglaterra pelo rei Henrique VIII, em 1534, um bispo católico vai participar formalmente da cerimônia de coroação de um rei da Inglaterra.

O arcebispo de Westminster, cardeal Vincent Nichols, dirá a benção: “Que Deus derrame sobre ti as riquezas de Sua graça, o mantenha em santo temor, o prepare para uma feliz eternidade e o receba em Sua glória imortal quando a glória chegar”.

As bênçãos de dom Nichols e outros líderes cristãos serão feitas logo após o arcebispo da Cantuária fazer a coroação formal do rei Carlos III, após a qual os sinos da abadia de Westminster tocarão por dois minutos.

Os outros líderes cristãos que farão uma bênção formal são o arcebispo de York, o arcebispo ortodoxo grego de Tiatira e da Grã-Bretanha, o moderador das Igrejas Livres, o secretário geral das Igrejas Unidas na Inglaterra (CTE, na sigla em inglês) e o arcebispo de Cantuária.

“O progresso nas relações ecumênicas desde 1953 significa que, pela primeira vez, essa bênção será compartilhada por líderes cristãos em todo o país”, diz a ordem da cerimônia publicada pela Igreja da Inglaterra.

Em preparação para a coroação, a Conferência Católica de Bispos da Inglaterra e de Gales, da qual Nichols é presidente, encoraja católicos a rezar de modo especial pelo novo rei com a ajuda de um cartão de oração publicado por eles.

No cartão de oração, Nichols incluiu uma mensagem pessoal:

“A coroação do rei Carlos III será na abadia de Westminster. Essa será a primeira coroação em 70 anos para nossos países; de fato, é a primeira desde que a nossa falecida rainha Elizabeth entrou na igreja antiga quando jovem para assumir as grandes responsabilidades da monarquia”.

“Em seu primeiro comunicado a nossos países após a morte da rainha, Sua Majestade afirmou, no contexto do serviço inabalável da falecida rainha, ‘a promessa de servir por toda a vida que renovo hoje a todos vocês’ “.

“Nenhum de nós pode imaginar o incrível fardo que Sua Majestade irá assumir ao ser coroado rei ao lado de sua esposa e rainha, Camilla. O mundo mudou de forma imensurável desde 1953 com muito mais oportunidades e desafios na vida de todos. Como cidadãos fiéis de nossos países, agora rezamos por nosso rei enquanto ele assume de modo total o alto posto de monarca”.

 

“Da quarta, 3 de maio, à sexta, 5 de maio, os bispos da Inglaterra e de Gales pedem a cada católico em nossas terras para rezar por Sua Majestade e pela rainha. Podemos fazer isso em nossas orações diárias pedindo a Deus Todo-Poderoso que guie o rei em suas tarefas.”

“Também podemos rezar por ele enquanto nos unimos em oração durante a missa. Este tríduo de oração terá seu ápice na noite de sexta-feira, quando pedimos a cada comunidade católica que ofereça uma missa especial pelo rei antes da coroação no sábado”.

“Será o momento culminante de nossos três dias de oração nos quais pedimos contínuas bênçãos de Deus aos nossos novos rei e rainha. Enquanto esperamos do dia da coroação, que será marcado por alegria e celebração em toda a Inglaterra e em todo o País de Gales, e por toda Commonwealth (Comunidade das nações que já foram colônias britânicas), entreguemos o rei Charles e a rainha Camilla ao nosso Pai Celestial, que Ele os sustente em seus deveres todos os dias de suas vidas”.

 
Confira também: