O papa Francisco contou qual é o “segredo” para que os jovens “se preparem bem” para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023: conversar com os avós e pedir seus conselhos. “É bom olhar para as raízes. Procurem encontrar-se com os idosos”, disse em uma mensagem de vídeo.

“Muitos de vocês têm avós, visitem-nos e perguntem-lhes: no teu tempo, havia Jornada Mundial da Juventude? Não, claro. E a ti, que te parece que eu tenho de fazer? Falem um pouco com os avós, porque eles darão sabedoria. Vocês, sempre em frente. Espero por vocês em Lisboa”, disse o papa.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 1ºa 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Tem como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, tirado do evangelho de são Lucas 1,39.

Em sua mensagem aos jovens, o papa lembrou que faltam três meses para a JMJ e reconheceu que muitos devem ter “preocupações” neste momento. “Como vão fazer, como vão pedir dispensa do trabalho, dos estudos, como vão fazer para conseguir o que falta para pagar a passagem”. Mas, incentivou a seguir “sempre olhando para esse horizonte, esse entusiasmo”.

Segundo Francisco, “participar na Jornada é algo lindo e, quando alguém sente esse desejo, tem o entusiasmo de participar”. “Preparem-se com esse entusiasmo, coloquem esperança, aí, coloquem esperança”, disse.

O papa destacou ainda que em uma Jornada Mundial da Juventude se “cresce muito”. “Nós não nos apercebemos, mas ficam coisas, por dentro, ficam os valores que encontramos, as relações que criamos com outros jovens, de outros países, os encontros. Tudo fica lá dentro”, disse.

“E, sobretudo, ver a força juvenil. A Igreja tem a força dos jovens, em frente”, completou.

Confira também: