A nunciatura apostólica no Brasil anunciou hoje (3) a nomeação de dom Adilson Pedro Busin, C.S., atual bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), como bispo de Tubarão (SC) pelo papa Francisco. A diocese de Tubarão não tinha bispo desde março de 2022, quando dom João Francisco Salm tomou posse na diocese de Novo Hamburgo (RS).

 

Nascido em Sarandi (RS) em 20 de maio de 1965, dom Adilson entrou no seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, em 1979. O bispo estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo, além de fazer mestrado em Ciências da Educação na Universidade Pontifícia Salesiana.

 

Dom Adilson foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo papa Francisco em 2016, com sua ordenação episcopal sendo presidida pelo então bispo de Caxias do Sul (RS), dom Alessandro Ruffinoni, em Sarandi (RS).

 

Como bispo auxiliar, dom Busin desempenhou várias funções a nível regional e nacional, como secretário do Regional Sul 3 da CNBB, membro do Conselho Missionário e cooperação intereclesial, bispo referencial da Comissão Missionária do Regional (COMIRE), para as Pastorais Sociais na arquidiocese de Porto Alegre e para os Migrantes no Regional Sul 3 da CNBB.

 

Dom Adilson também atuou como referencial da Comissão especial para o Tráfico Humano da CNBB. Desde 2019, dom Busin foi bispo referencial da Pastoral dos Brasileiros no exterior (PBE) e foi, no último quadriênio, membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.

Confira também: